Governo britânico encarrega produção dos primeiros passaportes pós “Brexit”

O governo do Reino Unido encarregou a produção de um novo passaporte nacional que entrará em vigor em 2019, assim que o país deixar a União Europeia (UE), confirmou neste domingo um porta-voz oficial. As informações são da agência de notícias EFE.

A fonte explicou que o passaporte britânico “é redesenhado de forma rotineira a cada cinco anos para evitar falsificações”, e o contrato vigente termina em 2019, por isso que foi iniciado o processo para elaborar o próximo documento.

“Lançamos o concurso agora para assegurar que haja tempo suficiente de desenhar e produzir os passaportes a partir de 2019, quando expira o atual contrato”, manifestou o porta-voz, que precisou que o governo investirá em sua elaboração 490 milhões de libras (576 milhões de euros).

A fonte disse que “ainda não foi estabelecido” um calendário para que os britânicos adotem o novo passaporte uma vez que o Reino Unido tenha saído da UE, algo que deve acontecer em 29 de março de 2019.

Embora o porta-voz tenha afirmado que ainda não foi decidida a cor do futuro documento, vários deputados conservadores pediram que seja azul escuro, como os passaportes britânicos antes do país adotar a cor grená da União Europeia.

O deputado “tory” Andrew Rosindell disse que o passaporte comunitário foi “uma fonte de humilhação nacional”, e pediu que seja restituído o azul escuro como “clara declaração ao mundo de que o Reino Unido retornou”.

Seu correligionário Michael Fabricant expressou esperança de que, quando tiver que renovar o passaporte depois do “Brexit”, o próximo “seja azul marinho”.

O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, declarou por sua vez que “a verdadeira fonte de humilhação é um governo que se preocupa com a cor do passaporte enquanto há em andamento uma crise de atenção social e da saúde pública”.

O líder liberal-democrata, Tim Farron, disse que “mudar a cor do passaporte é outra despesa da crescente lista de custos do ‘Brexit”.

Artigo anteriorParlamento venezuelano iniciará processo de remoção de magistrados do Supremo
Próximo artigoNúmero de mortos em tragédia na Colômbia sobe para 234