Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse neste domingo que a China deseja uma “rápida recuperação” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que adiou sua visita ao país por motivos de saúde. Sem anunciar ainda uma nova data, o porta-voz afirmou que manterá contato com o governo brasileiro. Lula foi diagnosticado com pneumonia leve na noite de quinta-feira.
— O governo brasileiro comunicou ao governo chinês a decisão de adiar a visita do presidente Lula da Silva à China — disse o porta-voz, segundo a agência de notícias estatal da China, acrescentando que a China entende e respeita.
O presidente Lula deve retomar a sua rotina de trabalho na terça ou na quarta-feira, de acordo com a previsão de seu médico Roberto Kali. A viagem à China, prevista para este fim de semana, foi cancelada apenas, diz Kalil, por causa do tempo de voo, que poderia prejudicar a recuperação.
— O tempo de recuperação da pneumonia é de uma semana. Ele está se recuperando bem — afirma o médico.
Na sexta-feira, Lula não foi ao Planalto e realizou duas reuniões no Alvorada, residência oficial do presidente da República. Na segunda-feira, a expectativa é que o petista também despache do Alvorada. Com informações de O Globo.