Governo discute apoio ao Festival de Cirandas com prefeito de Manacapuru

Reunião promovida a convite do governador David Almeida aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), na sede da Secretaria de Estado de Cultura

O Governo do Amazonas se reuniu com a Prefeitura e as cirandas de Manacapuru para discutir o apoio ao Festival de Ciranda de Manacapuru em 2017. Realizado a convite do governador David Almeida, o encontro na sede da Secretaria de Estado de Cultura aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), e contou com a presença do secretário Robério Braga, do prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, e dos dirigentes das cirandas Flor Matizada, Vanessa Mendonça; Tradicional, Magal Pinheiro; e Guerreiros Mura, Rildo Teles.

No encontro, foram discutidos valores de investimentos para a realização do 21º Festival de Ciranda, incluindo verbas de apoio para cada ciranda, para a infraestrutura do evento e para a recuperação do Parque do Ingá, na região central de Manacapuru, onde é realizado o festival. Os números serão apresentados pelo secretário de Cultura ao governador, que deverá agendar uma nova reunião com Dangelo e os presidentes das cirandas nos próximos dias. De antemão, o Governo pretende buscar também o apoio da iniciativa privada para o evento.

De acordo com Robério Braga, o encontro assinala a disposição do Governo do Amazonas de contribuir para o resgate de um dos eventos folclóricos mais importantes do calendário cultural amazonense. “O Governo sabe da importância do Festival de Ciranda e quer apoiar a realização do evento, que é de grande importância cultural, porém dentro das possibilidades financeiras do Estado”, destacou Robério Braga.

Resultado afirmativo – Para o prefeito Beto Dangelo, o encontro na Secretaria de Cultura teve um resultado positivo, com boas expectativas para a próxima edição do Festival de Ciranda. “Minha maior satisfação como gestor foi a receptividade do secretário Robério Braga, e sua disposição em ajudar em prol do engrandecimento do nosso Festival de Ciranda. Faço um agradecimento ainda ao governador, que demonstrou bastante apreço pela nossa cultura”, declarou ele.

Após a reunião, Vanessa Mendonça afirmou que a Flor Matizada e as demais cirandas estão “muito motivadas” para a nova edição do grande evento folclórico de Manacapuru. “O secretário de Cultura e o Governador se mostraram com muita disposição de nos ajudar. Em 2016 tivemos um Festival de Ciranda atípico, por conta da crise, e o que eles estão nos propondo é uma melhoria com relação ao evento do ano passado. Com certeza, a população de Manacapuru só terá a agradecer, pois o festival é muito importante para o município”, disse a presidente.

Tradicionalmente realizado no último final de semana de agosto, o 21º Festival de Ciranda de Manacapuru deverá ser antecipado para a penúltima semana do mesmo mês, em virtude da realização das eleições estaduais.

Artigo anteriorEquipe do 8º DIP prende “Marcola” chefe do tráfico na Compensa
Próximo artigo20ª Marcha dos Prefeitos pedirá renegociação de dívidas previdenciárias