Governo do Amazonas destaca a importância da atividade física na promoção da saúde mental

Nesta quarta-feira (10/01), o Centro de Convivência do Idoso (CECI), no bairro Aparecida, foi palco de mais uma ação do Governo do Amazonas na campanha pela promoção da saúde mental. Como parte de uma série de palestras planejadas para o mês do Janeiro Branco, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) trouxe especialistas para destacar a importância da atividade física nesse contexto.

“O Governo do Amazonas, por meio da Sedel, evidencia seu compromisso em promover a prática esportiva, incluindo a saúde mental do corpo e mente da população. Essa ação também contribui para desmistificar tabus e ampliar o entendimento sobre os cuidados necessários para o bem-estar psicológico”, destacou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

A edição da palestra no CeCI Aparecida foi realizada em duas sessões e reuniu 70 participantes do Programa RespirAR. O evento contou com roda de conversa, informações e dinâmicas conduzidas pelo psicólogo Erivan Silva, especialista clínico e esportivo, que durante a apresentação, ressaltou a relevância da abordagem da psicologia aliada à atividade física diária para a promoção da saúde mental.

“Uma das metas que colocamos na terapia é a atividade física, pois ajuda na metabolização para que o indivíduo produza proteínas. Quando ficamos sedentários, deixamos de produzir proteínas suficientes para desenvolver atividades do dia a dia, além de prejudicar o sono”, destacou o especialista.

A aposentada Raimunda Marinho, de 66 anos de idade, integrante do RespirAR, compartilhou sua transformação positiva após adotar a prática regular de atividades físicas, ela que chegou ao Programa com fortes dores nas articulações, sedentária e sofrendo de ansiedade.

“Depois que eu comecei a fazer atividade física, me sinto melhor, passou as dores, eu durmo bem agora, não tenho mais ansiedade, não me preocupo mais. O Governo do Amazonas está de parabéns por esse programa e por trazer essas palestras”, disse Raimunda Marinho.

Artigo anteriorMais de 1,8 mil reservas de vagas para novos alunos com deficiência são realizadas em 12 horas
Próximo artigoEstudo apoiado pelo Governo do Amazonas usa método para facilitar o aprendizado em Matemática