Governo do Amazonas e HUGV ampliam parceria para aumentar oferta de leitos na rede estadual de saúde

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (14/01), que o Estado e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) irão disponibilizar mais 74 leitos – 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que estão desocupados na unidade. Os leitos serão destinados, neste primeiro momento, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e posteriormente serão remanejados para outros perfis, conforme a necessidade da rede estadual de saúde.

O governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, o superintendente do HUGV, médico Juscimar Carneiro Nunes, e a vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Therezinha Fraxe, visitaram a unidade.

“Essa é uma das melhores estruturas hospitalares que a gente tem na região Norte. Eu tenho andado muito nas unidades de saúde para que a gente possa ampliar nosso atendimento de saúde e a qualidade do nosso atendimento. São pacientes que entram através da nossa regulação. Inicialmente o HUGV vai atender pacientes que estão com síndromes respiratórias que não são Covid-19 para deixar a nossa rede livre para quem pacientes diagnosticados com o novo coronavírus”, disse o governador.

Além dos 74 leitos, o Governo do Amazonas já conta com 127 leitos (entre clínicos, cirúrgicos e de UTI) que estão contratualizados por meio de convênio celebrado entre o Estado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HUGV, firmado em dezembro de 2020.

“Não esperávamos, por exemplo, que viesse, uma síndrome respiratória, uma variante do influenza muito resistente às vacinas. Tivemos também essa nova variante Ômicron, que tem uma transmissibilidade muito alta. O governador Wilson Lima nos pediu para traçar estratégias para se preparar para um possível aumento de internações”, afirmou o secretário Anoar Samad.

Apoio e ampliação – O Governo do Amazonas vai disponibilizar recursos humanos, equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, entre outros. O Estado também irá fornecer insumos e medicamentos para o tratamento dos pacientes, conforme padrão estabelecido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

O HUGV será responsável pela disponibilização dos leitos, da estrutura disponível para atendimento no hospital federal e das equipes de apoio. Dessa forma, com a ampliação, as internações na unidade hospitalar poderão ser realizadas durante todos os sete dias da semana.

O superintendente do HUGV, o médico Juscimar Carneiro Nunes, destacou a importância da assinatura do documento para o atendimento da população nesse período do aumento do número de casos no Estado.

“Essa parceria existe há muito tempo. Não tem como o HUGV da Universidade Federal do Amazonas, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ficar fora de um momento tão importante para a saúde pública amazonense. É o momento em que nós precisamos intervir para o bem estar da população”, afirmou o médico.

“Essa parceria com o Estado só traz para a sociedade amazônica vantagens, porque nós abrimos um maior número de leitos, e assim nós temos os médicos cuidando de todos os pacientes que porventura vierem a ser internados aqui”, disse Therezinha Fraxe, vice-reitora da Ufam.

O HUGV irá receber os pacientes internados nas unidades de saúde do Estado encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg).

Artigo anteriorPolícias Civil e Militar prendem líder de um grupo criminoso, em Pauini
Próximo artigoMais de 20% dos exames realizados no Centro de Testagem foram positivos para Covid-19