Governo do Amazonas e Unicef alinham fortalecimento do Programa Dignidade Menstrual

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), iniciou as discussões com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com objetivo de fortalecer as ações do Programa Dignidade Menstrual, que vai distribuir absorventes higiênicos nas escolas públicas do estado.

Nesta terça-feira (20/07), a secretária Alessandra Campêlo recebeu a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef na Amazônia Legal, Rayanne França, e a oficial de Comunicação do fundo, Elizabeth Cavalcante.

A pauta principal do encontro institucional girou em torno do programa criado pelo governador Wilson Lima, que tem o desafio de combater a pobreza menstrual – falta de condições financeiras para comprar de absorventes higiênicos. Com previsão para iniciar em agosto, o programa vai beneficiar entre 50 mil e 70 mil estudantes de escolas públicas em idade menstrual.

“O nosso principal assunto foi a dignidade menstrual, o combate à pobreza menstrual, um programa pioneiro que o Governo do Amazonas está lançando, que é a nossa rede de apoio às adolescentes, às meninas nas escolas públicas que vão receber absorventes higiênicos”, disse Alessandra.

A secretária explicou que a reunião serviu também para início das tratativas sobre o apoio do Unicef a outras ações do Governo do Estado em diferentes áreas da administração. Além das capacitações técnicas para os municípios, a Seas está articulando a inclusão do Amazonas no programa do fundo internacional que oferece oportunidades para inserção de adolescentes no mercado de trabalho. 

Rayanne França enalteceu a parceria que o Governo do Amazonas mantém com o fundo nas mais diferentes ações de caráter humanitário. Durante a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o governo e a organização internacional trabalharam juntos no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade na capital e no interior.

“Nós agradecemos o apoio do Governo do Estado em todas as ações do Unicef, não somente na época de pandemia. É muito importante falar sobre o tema da dignidade menstrual, acesso a oportunidades a adolescentes e à juventude, e a gente conta com o Governo do Estado para avançar nesses processos”, concluiu Rayanne França.

Artigo anteriorUEA entra no ranking das melhores universidades da América Latina
Próximo artigoBrasil recebe mais 1 milhão de vacinas covid-19 via Covax Facility