Governo do Amazonas, por meio da Arsepam, anuncia em reunião que vai instalar posto de fiscalização em Manacapuru

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), João Rufino Júnior, divulgou, no sábado (11/09), que o órgão deve implantar em outubro um posto de fiscalização nas proximidades da entrada de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O anúncio ocorreu durante reunião com algumas associações de taxistas que operam no transporte intermunicipal de passageiros no município.

Além da Arsepam e associações, o encontro contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Transportes de Manacapuru (Imtrans), Cel. Cleitman Coelho, e do vereador Willace Sapo, representando a Câmara Municipal.

Segundo o diretor-presidente da Arsepam, a reunião foi positiva porque a Agência Reguladora pode ouvir algumas demandas e retirar dúvidas dos prestadores do serviço, assim como anunciar que, por determinação do governador Wilson Lima, vem realizando estudos para ampliar o número de postos de fiscalização em diversos pontos do Amazonas.  

“Manacapuru é uma das prioridades, é um município estratégico para nós, não só no modal rodoviário como no hidroviário. Esse momento de ouvir os atores desse processo, como a prefeitura, câmara municipal e os prestadores do serviço, é fundamental porque qualifica nossas decisões e projetos. Ouvi-los enriquece o nosso trabalho e, certamente, contribuirá para que a gente implante esse posto de fiscalização e que ele tenha resultados positivos”, disse o gestor, no decorrer da reunião no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Centro de Manacapuru.

Representando a prefeitura municipal, o Cel. Cleitman Coelho destacou que a parceria com a Arsepam é algo novo e quem deve ganhar são os usuários e os operadores do serviço.

“É uma coisa inédita no município. Há muito tempo necessitávamos dessa parceria com a Arsepam, que é o órgão estadual, porque o órgão municipal que é o Imtrans, ele opera dentro da cidade, tem uma demanda muito grande, mas a nossa competência é limitada. Então se somarmos as duas competências, estado e município, com certeza vamos atingir o objetivo que é proporcionar um transporte com segurança para os usuários e garantir os direitos dos taxistas ao coibir os transportes clandestinos”, afirmou o diretor-presidente do Imtrans.

Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte, Segurança Urbana e Turismo (COSPTSUT) de Manacapuru, o vereador Willace Sapo frisou que o apoio da Arsepam é importante para combater o transporte clandestino intermunicipal.

“A avaliação da reunião foi muito positiva. Nós saímos daqui com datas marcadas, debatemos assuntos pendentes e dúvidas foram tiradas sobre os serviços que a Arsepam fiscaliza. Também relembraram aos taxistas que eles precisam estar regularizados para operar no serviço intermunicipal”, enfatizou o vereador.

Presença 

Participaram da reunião as associações Táxi Driver, Rodoviária Táxi de Manacapuru, Tele Táxi e Ingá Táxi. Em suma, os representantes das entidades aprovaram o comprometimento dos órgãos em atuar de forma conjunta.

“Estão se unindo não só em prol de uma classe, mas da população. Para que seja realizado um serviço com segurança e qualidade, é preciso que haja fiscalização.  Foi uma reunião muito proveitosa”, afirmou o vice-presidente da Táxi Driver, Francisco Gomes, conhecido popularmente como Chicó Taxista. 

Hidroviário 

A equipe da Arsepam aproveitou os trabalhos em Manacapuru para realizar uma visita técnica ao cais e porto da cidade.  O Projeto de Lei n° 44/2020, que regulamenta o serviço de transporte intermunicipal de passageiros e cargas, seguiu para sanção do governador, em 25 de agosto deste ano, e, após validação, a Agência Reguladora terá o prazo de 120 dias para apresentar as regras do novo modal. 

Artigo anteriorPolícia Militar recupera arma de fogo no município de Careiro da Várzea
Próximo artigoCPI da Pandemia muda depoimento de advogada de Bolsonaro e marca votação do relatório final