PODER 360 – O Governo Federal desembolsou R$ 268,5 mil para fazer merchandising e promover a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência no “Programa do Ratinho”, exibido pelo SBT, entre os meses de fevereiro e março deste ano, de acordo com dados da LAI (Lei de Acesso à Informação).
As informações são da Revista Época.
Neste ano, o valor bruto das peças publicitárias da Nova Previdência, como intitula a equipe econômica do governo, ultrapassou os R$ 6,5 milhões.
Para a 2ª fase da veiculação de publicidade da campanha, em execução desde 20 de maio, as despesas ainda estão abertas. A campanha deve ser divulgada nos meios de comunicação em julho deste ano.
Em 1 programa televisivo, a ação de merchandising ocorre quando o próprio apresentador relata 1 produto em específico que está sendo oferecido aos telespectadores.
Exemplo disso são os anúncios veiculados em “A Praça é Nossa“, programa humorístico apresentado nas noites de 5ª feira no SBT, por Carlos Alberto de Nóbrega.
ESTRATÉGIA
No início de maio, definiu-se que a estratégia do governo em veicular peças publicitárias da PEC da Previdência seria realizada por meio de merchandising em canais televisivos de TV aberta, como SBT, Record, Band, com exceção da Globo, que não foi incluída pela Secom (Secretaria de Comunicação) na campanha por regras comerciais da emissora.
Naquele momento, segundo o jornal “Meio & Mensagem“, já estariam escalados para as ações os apresentadores Milton Neves e José Luiz Datena (Band), Luciana Gimenez (RedeTV), Ratinho (SBT), Rodrigo Faro, Ana Hickmann e Renata Alves (Record).
PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA
Bolsonaro concedeu entrevista na noite desta 3ª feira (4.jun.2019) ao apresentador Ratinho, do SBT. No programa, afirmou que ainda não tem os 308 votos suficientes para aprovar a reforma da Previdência.