Grécia: governo quer concluir acordo com credores até 20 de agosto

O governo grego espera concluir um acordo com os credores sobre um novo empréstimo ao país até 20 de agosto, indicou hoje (21) a porta-voz governamental, Olga Gerovassili.

Segundo o comunicado da porta-voz, após a votação no Parlamento, prevista para amanhã (22), do segundo pacote de reformas, o governo vai “retomar de imediato as negociações com as instituições – Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – que devem prolongar-se até o dia 20 de agosto”.

Até essa data a Grécia espera finalizar um acordo para um terceiro resgate ao país, como ficou acordado na semana passada entre Atenas e a zona do euro.

No dia 20 de agosto, a Grécia tem de fazer um reembolso de 3,188 bilhões de euros ao BCE e 1,5 bilhão de euros ao FMI em setembro.

Na segunda-feira (20), com o  financiamento de 7,16 bilhões de euros que recebeu do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, a Grécia liquidou um pagamento em atraso de cerca de 2 bilhões de euros ao FMI e recebeu do BCE 4,2 bilhões de euros.

A porta-voz explicou que o pacote de medidas que será votado no Parlamento na quarta-feira (22) não inclui o corte gradual das reformas antecipadas uma vez o governo fez acordo com as instituições para encaminhar essa medida para “mais tarde”.

Artigo anteriorAlunos da rede públicas do país recebem medalha de ouro em matemática
Próximo artigoONG denuncia desaparecimentos forçados e detenções ilegais no Egito