Um guia completo com mapas de identificação de 18 espécies de quelônios encontrados na Amazônia, além de uma prancha com fotos de ovos em tamanho real foi lançado na última quinta-feira (3) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) em parceria com a Organização Não-Governamental Wildlife Conservation Society (WCS Brasil).
A ideia de produzir o livro surgiu em 2013, a partir do doutorado de Camila Fagundes, doutora em Biologia de Água Doce pelo Inpa, que trabalhou com as áreas de distribuição e adequabilidade das espécies. O livro também compila trabalhos de Camila Ferrara (doutora em Biologia de Agua Doce pelo Inpa), que atua com a comunicação entre os quelônios, juntamente com o pesquisador Richard Vogt, um dos maiores especialistas em conservação e ecologia de tartarugas de água doce, além de Thais Morcatty (mestranda em Ecologia pelo Inpa), que atua na avaliação dos impactos e da sustentabilidade da atividade de caça e do comércio de quelônios amazônicos.
Segundo Fagundes, o livro traz informações sobre os quelônios na Amazônia para auxiliar nas ações de conservação, já que a Amazônia é um dos lugares de maior diversidade desse grupo e também um dos vertebrados mais ameaçado no mundo. “Não podemos desenvolver ações de conservação se não temos conhecimento da nossa fauna. O nosso intuito é colaborar com esse conhecimento”, disse.
O livro contou com o financiamento da Fundação Betty & Gordon Moore e teve a tiragem inicial de 1.000 exemplares. Os interessados em adquiri-los que podem fazê-lo na Editora Inpa (na sede do Inpa, no Campus I, situado na rua Bem-te-vi, s/nº – Petrópolis) ou ainda na sede WCS Brasil, que fica no Mini campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bloco H.