Guia de identificação e distribuição de quelônios auxilia em ações de conservação

Um guia completo com mapas de identificação de 18 espécies de quelônios encontrados na Amazônia, além de uma prancha com fotos de ovos em tamanho real foi lançado na última quinta-feira (3) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) em parceria com a Organização Não-Governamental Wildlife Conservation Society (WCS Brasil).

A ideia de produzir o livro surgiu em 2013, a partir do doutorado de Camila Fagundes, doutora em Biologia de Água Doce pelo Inpa, que trabalhou com as áreas de distribuição e adequabilidade das espécies. O livro também compila trabalhos de Camila Ferrara (doutora em Biologia de Agua Doce pelo Inpa), que atua com a comunicação entre os quelônios, juntamente com o pesquisador Richard Vogt, um dos maiores especialistas em conservação e ecologia de tartarugas de água doce, além de Thais Morcatty (mestranda em Ecologia pelo Inpa), que atua na avaliação dos impactos e da sustentabilidade da atividade de caça e do comércio de quelônios amazônicos.

 Segundo Fagundes, o livro traz informações sobre os quelônios na Amazônia para auxiliar nas ações de conservação, já que a Amazônia é um dos lugares de maior diversidade desse grupo e também um dos vertebrados mais ameaçado no mundo. “Não podemos desenvolver ações de conservação se não temos conhecimento da nossa fauna. O nosso intuito é colaborar com esse conhecimento”, disse.

 O livro contou com o financiamento da Fundação Betty & Gordon Moore e teve a tiragem inicial de 1.000 exemplares. Os interessados em adquiri-los que podem fazê-lo na Editora Inpa (na sede do Inpa, no Campus I, situado na rua Bem-te-vi, s/nº – Petrópolis) ou ainda na sede WCS Brasil, que fica no Mini campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bloco H.

Artigo anteriorMega-Sena não tem acertadores e acumula em R$ 46 milhões
Próximo artigoGatlin vence na despedida de Bolt nos 100 metros rasos; jamaicano fica em 3º