Gustavo Montezano é o novo presidente do BNDES

PODER 360 – O ministério da Economia confirmou em nota que o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) será Gustavo Montezano, que hoje atua como secretário especial adjunto de desestatização e desinvestimento no Ministério da Economia.

Pouco antes, o anúncio havia sido feito pela líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), através do Twitter.

Segundo a pasta, Montezano tem 17 anos de atuação no mercado financeiro. Foi sócio do Banco Pactual, onde atuou como responsável pela área de crédito, resseguros e project finance e, posteriormente, como diretor-executivo da área de commodities, em Londres. O novo comandante do banco tem 38 anos, é mestre em Economia pela IBRE-RJ (Faculdade de Economia e Finanças) e graduado em Engenharia pelo IME-RJ (Instituto Militar de Engenharia).

O anúncio foi feito 1 dia depois de Joaquim Levy apresentar uma carta de demissão do cargo. A atitude foi tomada depois do presidente Jair Bolsonaro dizer, no último sábado (15.jun), estar “por aqui” com o presidente do banco. Bolsonaro também afirmou que Levy estava “com a cabeça a prêmio”.

Na ocasião, declarou que o presidente do BNDES teria que demitir Marcos Barbosa Pinto, diretor de Mercado de Capitais do banco, que atuou como chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007) durante o governo do PT. Horas depois da declaração de Bolsonaro, Marcos Pinto pediu demissão do cargo.

Na nota, a pasta agradeceu Levy “pela dedicação demonstrada enquanto presidente do BNDES”.

Artigo anteriorLava Jato desfilava como uma deusa grega da ética na sociedade, mas atuava à margem da lei na alcova – The Intercept
Próximo artigoCPI do BNDES ouvirá Joaquim Levy em 26 de junho