O vereador Hiram Nicolau apresentou, nesta segunda-feira (24), à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), projeto que proíbe o uso de jalecos e outras vestimentas de proteção individual usados por profissionais da saúde fora do ambiente profissional.
Segundo o vereador, ao sair às ruas é comum encontrar pessoas vestidas com roupas utilizadas como proteção individual nos atendimentos em clínicas e hospitais, especialmente estudantes, servidores e profissionais da área da saúde.
O problema, conforme ressaltou, é que esse tipo de ação pode comprometer a saúde dos pacientes em ambiente hospitalar por deixar expostos seus equipamentos profissionais tornando-os um veívulo de agentes patológicos, químicos e biológicos, que podem vir a ser prejudiciais à saúde de todos.
“Eu vivo dentro de um hospital e mesmo sem ser médico sei do risco de contaminação, do risco de repassar, mesmo contra a vontade, algo que pode prejudicar as pessoas. Queremos evitar problemas aos pacientes. Espero que os vereadores aprovem o projeto e que o mesmo vá á sanção do prefeito”, afirmou Hiram.
O projeto ainda estipula o valor de 200 Ufm´s em caso de descumprimento, sendo cobrado o valor em dobro, se houver reincidência. A fiscalização da lei e a aplicação da multa ficam por conta do poder executivo municipal.