HUGV/Ufam realiza nesta sexta-feira 300 atendimentos médicos em Manacapuru

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam) participa nesta sexta-feira, 10, em Manacapuru (AM), da ação de saúde promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com os organizadores do evento, Manacapuru foi escolhida devido à sua localização estratégica e ao elevado número de pacientes na fila da regulação, conforme estatística apresentada pelo Gestor estadual do SUS e pelo Complexo Regulador do Estado, para atendimento ambulatorial em Oftalmologia e Urologia.

No total serão 300 atendimentos médicos – 100 consultas em urologia e 200 consultas de oftalmologia. O HUGV deslocará parte de sua estrutura assistencial, incluindo uma unidade móvel de serviços oftalmológicos, além de uma equipe de aproximadamente 70 colaboradores e residentes de diversas áreas de atuação.

Serão três consultórios de urologia e dois consultórios de oftalmologia funcionando concomitantemente, das 9h às 16h, para atender a demanda no local. Também serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de atividades educativas com temas relacionados a orientações de promoção e prevenção em saúde.

O atendimento será reservado aos usuários Sistema Único de Saúde já inseridos na fila da regulação do Estado (SISREG) e que se encontram à espera de atendimento, não sendo possível atender neste momento a pacientes que não estão inseridos na fila.

A ação Ebserh Solidária é um mutirão de atendimento em saúde realizado fora do ambiente hospitalar e que visa levar ações de prevenção e tratamento a locais onde as dificuldades de acesso à assistência são maiores.

A Estatal administra atualmente 39 hospitais universitários federais e está vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. Fonte/site da Ufam
Foto/google

Artigo anteriorApresentador William Waack é afastado do Jornal da Globo (veja vídeo)
Próximo artigoMichel Temer publica com vetos a lei que altera a Lei Maria da Penha