Idam realiza planejamento estratégico para fomentar atividades produtivas no Alto Solimões

Para aproximar agricultores familiares do Alto Solimões das políticas agropecuárias e florestais para a zona rural, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizará, de segunda (17/05) a sexta-feira (21/05), uma Oficina de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável para técnicos dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. A atividade será sediada em Atalaia do Norte.

“O gabinete do Idam estará funcionando, nesta semana, em Atalaia do Norte. Estamos nos deslocando para a região com uma equipe de especialistas nas áreas de pesca, piscicultura, produção vegetal e animal, para discutir com as equipes das prefeituras uma agenda de trabalho para os próximos meses. Nosso objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios, por meio da assistência técnica, fomento, processamento da produção e apoio à comercialização”, disse o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

Valdenor destacou que o Governo do Amazonas irá dar uma atenção especial às famílias rurais com baixo índice de desenvolvimento e pouca estrutura de produção. “Identificamos no Alto Solimões cadeias produtivas de potencial como pirarucu de manejo, piscicultura, avicultura caipira, fruticultura, mandioca e madeira manejada. Esses arranjos produtivos podem ser intensificados, ajustados e devidamente ordenados ambientalmente para que seja possível dinamizar a economia da região”, pontuou Valdenor.

Produção 

Benjamin Constant dispõe de aproximadamente 250 hectares de lâmina de água para piscicultura (criação de peixes) e um laboratório para produção de alevinos, que já está em funcionamento com apoio da prefeitura e associação de pescadores.

Tabatinga possui áreas de assentamento criadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que podem ser fortalecidas para a produção de alimentos da agricultura familiar. Em Belém do Solimões, um projeto em parceria com as comunidades rurais resultou na primeira entrega da produção de frangos caipiras para a merenda escolar.

Capacitação de piscicultores

Na semana que antecede a oficina, o Idam capacitou em Boas Práticas de Manejo na Aquicultura, cerca de 20 piscicultores de Atalaia do Norte.

O curso abordou temas relacionados a controle e correção da qualidade de água, densidade de estocagem, taxa de arroçoamento e regularização ambiental.

De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, o município de Atalaia do Norte possui 28 piscicultores.

“Durante a atividade, apresentamos aos participantes a importância da organização social e a criação de uma entidade de classe de piscicultores para o município. Essa estratégia vai facilitar a participação desse público em editais do Governo do Estado e nas políticas de compras coletivas. O objetivo é diminuir os custos dessas famílias que trabalham com a criação de peixes no Alto Solimões”, concluiu Daniel.

Artigo anteriorPolícia Militar detém jovem por envolvimento em sequestro, na zona leste
Próximo artigoEm Manacapuru, Batalhão Ambiental da PMAM apreende caminhão transportando 12 metros cúbicos de madeira ilegal