O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe foi marcado pela grande presença de idosos nos postos de saúde do Distrito Federal (DF). No Centro de Saúde 13, na Asa Norte, por volta das 8h, início dos atendimentos, formou–se uma pequena fila, principalmente de pessoas com mais de 60 anos. Algumas mães com filhos no colo também buscaram o posto logo cedo. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 600 mil doses da vacina devem ser aplicadas no DF.
O aposentado Sebastião Loureiro, 70 anos, chegou cedo ao local. Com histórico de doenças respiratórias, ele disse que a imunização anual fez com que as gripes virassem raridade no seu dia a dia. “Gripe na minha vida inteira sempre foi uma doença crônica. Mas, com certeza, depois das vacinas, no máximo, tenho resfriados. Então, sempre vou me vacinar nos primeiros dias”, disse à Agência Brasil.
De passagem por Brasília, onde visita parentes, a aposentada fluminense Adair Portela, 85 anos, também aproveitou o primeiro dia de campanha. “Assim, a gente evita complicações”, resumiu.
Ainda com o algodão no local onde foi aplicada a vacina, a aposentada Sônia Neves, 68 anos, contou que foi ao posto sem saber que começava hoje a campanha de imunização contra a gripe. “Na verdade, nem sabia [da campanha]. Minha filha pediu para acompanhá-la na consulta do meu neto. Ela disse que não conseguiria segurá-lo durante a vacina, e as avós são mais forte nessa hora”, disse, mostrando a filha com o neto no colo. Sônia conta que, desde que começou a tomar a vacina contra gripe, não teve mais problemas com a doença. “Já fiquei mais de três anos sem ter gripe. Foi bom vir no primeiro dia para ficar imunizada logo.”