Importância dos insetos na polinização das plantas é tema de debate no Inpa

Além da produção de mel, as abelhas prestam um importante serviço ambiental com a reprodução e manutenção das plantas e do equilíbrio da biodiversidade

Responsável por 30% da produção de alimento do mundo, a polinização é uma das principais funções desempenhadas pelas abelhas, insetos que em alguns países começam a sumir. O assunto que preocupa o mundo e órgãos como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), por ameaçar a segurança alimentar, foi discutido nesta sexta-feira (09) no ciclo de palestra da Semana do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

A Semana segue até este domingo (11), com diversas atividades no Bosque da Ciência, que fica na rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. A entrada é gratuita durante o evento. Neste sábado, às 10h, o ciclo será encerrado com a palestra do veterinário do Inpa, Anselmo D’Affonseca, sobre Ciência e beleza: fotos de pássaros amazônicos. Veja aqui a programação.

A palestra a “Importância dos insetos na polinização das plantas” foi apresentada pelo pesquisador do Inpa, o biólogo com doutorado em Entomologia, Marcio Luiz de Oliveira. O pesquisador é curador da Coleção de Invertebrados do Inpa, com experiência em ecologia e conservação de abelhas. Alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), de Itacoatiara, participaram da atividade.

Para entender melhor o desaparecimento e a morte massiva de abelhas melíferas (Apis mellifera), especialmente nos Estados Unidos e Europa, a FAO criou vários programas para tentar descobrir as causas do desaparecimento desses agentes polinizadores, e para proteger as abelhas e suas áreas de ocorrência. Até mesmo a NASA, agência espacial americana, anda investigando a questão.

Artigo anteriorSuframa debate ações de inovação e de empreendedorismo em mesa-redonda na Ufam
Próximo artigoCaixa também abrirá mais cedo na segunda, terça e quarta-feira