Inclusão digital na terceira idade: universitários ensinam redes sociais para idosos

Compartilhe:

Alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da UNINORTE – Centro Universitário do Norte promoveram um curso de redes sociais para os residentes da Casa do Idoso São Vicente de Paula, em Manaus. O objetivo da atividade é incentivar a inclusão digital para esse grupo, promovendo melhorias na qualidade de vida dos idosos.

Entre os benefícios apontados pela inclusão digital na terceira idade, estão o aumento da inclusão social, possibilidade de maior contato com a família que está distante, manter a mente ativa, fazer amizades e oferecer diversão e entretenimento.

“É importante incluir os idosos na vida digital, e isso precisa ser feito com responsabilidade. Precisamos orientá-los quanto ao uso das redes para evitar as ameaças do mundo virtual, como crimes cibernéticos, e eles poderem aproveitar os benefícios com segurança”, diz a coordenadora do projeto, Jéssica Oliveira.

Os alunos apresentaram as principais redes sociais utilizadas no momento para os residentes e como usá-las. Para o seu Raimundo Claudiano de Souza, de 86 anos, o curso mostrou que nunca é tarde para aprender coisas novas. “Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para nós. Tiveram muita paciência conosco, ter esse conhecimento é algo que precisamos hoje para melhorar nossa vida”, disse o residente.

O curso de inclusão digital para idosos é uma das iniciativas da Singular Tech School para a Semana Super Responsável da UNINORTE, que teve mais de 20 ações sociais gratuitas em Manaus. As aulas ocorreram de modo presencial na Casa do Idoso São Vicente de Paula. Todos os protocolos de saúde e segurança foram seguidos.