Incontinência verbal de Bolsonaro prejudica o país, diz FHC

247 – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), um dos principais articuladores do golpe de 2016 que afundou o país na atual crise política, comentou nas redes sociais as declarações de Jair Bolsonaro que tem provocado reações de diversos setores e reacendeu o debate sobre a necessidade do seu afastamento da presidência.

“O Pr [presidente] despreza os limites do bom senso por sua incontinência verbal”, escreveu o tucano, que também comentou a fala de Bolsonaro sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai do atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.Segundo ele, Bolsonaro “contraria documentos oficiais sobre o pai do presidente da OAB e dá vazão a rompantes autoritários”.

“Prejuízo para ele e para o Brasil: gostemos ou não foi eleito. O que diz repercute e afeta nossa credibilidade”, afirmou o ex-presidente.

Fernando Henrique Cardoso

@FHC

O Pr despreza os limites do bom senso por sua incontinência verbal. Contraria documentos oficiais sobre o pai do presidente da OAB e dá vazão a rompantes autoritários. Prejuízo para ele e para o Brasil: gostemos ou não foi eleito. O que diz repercute e afeta nossa credibilidade.

Para atacar o presidente da OAB, Bolsonaro disse que se o filho quiser saber como o pai desapareceu durante o regime militar “eu conto”.

Ao tentar r4emendar a fala, Bolsonaro disse que militantes de esquerda da Ação Popular – grupo do qual Fernando fazia parte – teriam assassinado Fernando Santa Cruz.

Mas dcoumento fociais produzidos pelos militares durante o regime desmentem a versão de Bolsonaro. Fernando Santa Cruz desapareceu em 1974 após ser preso no Rio de Janeiro por oficiais do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura.

Artigo anteriorBolsonaro é saudoso da tortura que não praticou. E um alerta às Três Forças, por Reinaldo Azevedo
Próximo artigoEx-presidente da OAB, alvo de atentado a bomba da extrema direita em 1980, assina ação contra Bolsonaro