Atendendo a solicitação das Associações Folclóricas, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado adiaram o início do 59º Festival Folclórico do Amazonas deste sábado, 13, para o dia 3 de julho. A mudança foi solicitada e referendada em votação realizada na tarde desta terça-feira, 9, por representantes dos grupos folclóricos, no Palácio da Justiça, no Centro.
A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizadoras do evento, atenderam o pedido de adiamento do festival emanado pelas associações folclóricas com a alegação de que não teriam tempo hábil para a entrega da documentação necessária exigida nos editais e consequente recebimento de recurso para a realização de suas apresentações. A entrega de documentos e para assinatura dos convênios é um rito essencial ao repasse dos recursos pelo Poder Público.
Com a decisão, o Edital 05/2015 da Manauscult também foi prorrogado. Os 42 grupos habilitados no Edital de Convênio têm agora até o dia 17 de junho para se inscreverem por meio das Associações que as representam. É por meio do edital que as Associações receberão os recursos para repassarem aos grupos habilitados à programação do evento.
O prazo para que as Associações submetam suas propostas iniciou no último dia 8 de junho e agora segue até o próximo dia 17, às 17h. As propostas devem ser entregues no protocolo da Manauscult (Av. André Araújo, 2767 – Aleixo).