Inpa e Ufam aproximam compradores e organizações da agricultura familiar

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o movimento Slow Food, realizarão seminário nos dias 02 e 03 de maio, das 8h30 às 18h, no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam.

 A proposta do “Seminário Regional de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar – Norte” é estabelecer o diálogo entre os potenciais compradores – empresários de restaurantes alternativos (veganos, vegetarianos, orgânicos), empórios e órgãos governamentais – e organizações da agricultura familiar que vivem e produzem alimentos bons (saudável e prazeroso), limpos (produzido com baixo impacto ambiental e respeitando o bem-estar animal) e justos (respeito ao trabalho de quem produz, processa e distribui os alimentos), criando um contato de comercialização no estado.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo endereço. O segundo dia do seminário (quinta-feira) ocorrerá paralelo à feira AgroUfam, promovida pelo Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec), apoiador do seminário.

No evento serão realizadas mesas-redondas, ocasião em que os atores apresentarão experiências, demandas e ofertas da produção e da comercialização de alimentos, principalmente orgânicos e agroecológicos. Na tarde do dia 03, durante duas horas, haverá uma sessão de negócios comanda pelo Sebrae-AM, que vai elaborar uma lista de oferta (produção dos agricultores participantes) e procura (demanda de alimentos de organizações e empresários).

Nos intervalos das atividades, os participantes poderão degustar receitas gastronômicas que utilizam frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (Pancs) limpas – sem agrotóxicos – e minimamente processadas, em oposição à indústria do alimento e marcando movimento de resgate da cultura alimentar sem fechar os olhos para a modernidade.  Uma das receitas de sucesso é o tucupi à base da fruta cubiu, que possui gosto ácido e muito parecido com o do tucupi de mandioca.

O seminário faz parte do projeto “Alimentos bons, limpos e justos: ampliando a qualificação da participação da Agricultura Familiar brasileira no movimento SlowFood”, coordenado na região Norte pela pesquisadora do Inpa, a nutricionista Dionísia Nagahama. O projeto é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Slow Food e apoio pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Artigo anteriorCorpo de homem é encontrado no igarapé do Piscinão na comunidade Parque São Pedro
Próximo artigoBarco bate em tronco de madeira e naufraga com mais de 30 passageiros próximo a Maués