Inpa mostra potencial de pesquisa na 69ª Reunião Anual da SBPC

A partir deste domingo (16) até o dia 22 de julho (sábado), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonas (Inpa/MCTIC) mostra seu potencial de pesquisas na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). São Conferências, mesas-redondas, sessão de pôsteres, oficina de Ukelele com apresentação musical e um estande com os livros mais recentes publicados pela Editora Inpa. A Reunião acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

 Na segunda-feira (17), oito integrantes da Camerata de Ukulele participam da SBPC, no estande do Inpa, divulgando o processo evolutivo do projeto com uma sessão musical. A Camerata teve origem num projeto de iniciação Científica do Inpa, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A apresentação faz parte da programação na tenda da ExpoT&C, um pavilhão climatizado de 4.600 m2, onde 26 instituições expõem trabalhos, produtos e serviços.

 Para mostrar o processo de construção do instrumento musical Ukulele e sua funcionalidade, tocando músicas regionais, além de contar a influência do projeto em suas vidas, na terça-feira (18), o grupo Ukulele realizará a Oficina Itinerante de Inovação Tecnológica para 30 participantes,  dentro da programação da SPBC Jovem.

 Durante a oficina, a pesquisadora do Inpa Claudete Catanhede e os integrantes da Camerata de Ukulele mostrarão aos participantes que é possível obter produto da floresta de forma sustentável e com alto valor agregado.

 O grupo Ukulele também marcará sua participação na SBPC Jovem com uma apresentação na abertura da premiação da UFMG Jovem. O evento acontecerá na quarta-feira (19), às 15h30, na Praça de Serviços.

 A Camerata de Ukulele é fruto do projeto “Construindo Instrumento Musical com Madeiras da Amazônia – Ukulele”, desenvolvido pelo Inpa, em 2013, com apoio dos Laboratórios de Engenharia e Artefatos de Madeira (Leam) e Manejo Florestal (LMF). Os jovens aprenderam a construir seus próprios instrumentos com madeiras de árvores caídas naturalmente e resíduos de serrarias.

Artigo anteriorRecursos podem garantir Lula na disputa de 2018
Próximo artigoGestão de P&D da Suframa é destaque de reunião do Capda