Inpa oferece sete vagas para pós-doutorado no Projeto Atto e nos Programas AmazonFace e LBA

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio da Coordenação de Capacitação (Cocap), seleciona sete candidatos para bolsas de pós-doutorado para atuarem no projeto Atto (Amazonian Tall Tower Observatory, na sigla em inglês), no Programa AmazonFace e no Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). As bolsas terão início a partir de março de 2018 com vigência de até 36 meses.

 Interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever até o próximo dia 24 de fevereiro. A inscrição será realizada por meio de envio de documentos para a Cocap no endereço eletrônico: [email protected].

 De acordo com os editais, são oferecidas quatro vagas para atuação no Projeto Atto nos seguintes temas: Balanços dos Gases de Efeito Estufa (GEE); Física do Clima: Energia, Água e Atmosfera; Aerossóis, Nuvens e suas Interações Atmosféricas; Controles Ambientais e Bióticos da Interação Floresta-Atmosfera. Já o  Programa AmazonFace oferece uma vaga para pesquisa em Micrometeorologia.

 O resultado do processo seletivo será divulgado no site do Inpa no endereço http://portal.inpa.gov.br/ a partir do dia 5 de março de 2018. O valor da bolsa de R$ 4.100,00 será pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Instituto Max Planck, por meio da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB).

 Programa AmazonFace

 O Programa AmazonFace é um experimento-modelo integrado com esforço multi-institucional que visa avaliar os efeitos das concentrações elevadas de dióxido de carbono na atmosfera sobre a ecologia e resiliência da floresta amazônica.

 Projeto Atto

 O Projeto Atto tem em sua proposta contribuir com o entendimento integrado do sistema Amazônia e para reduzir significativamente as incertezas sobre seus impactos sobre os ciclos globais do carbono e da água, mudança climática e química da atmosfera. Num prazo mais longo, as observações do Atto nas próximas décadas fornecerão informações críticas sobre como essas florestas tão diversas respondem às mudanças antropogênicas sobre o clima e o ambiente.

 Edital LBA

 Já no edital para o Programa LBA são oferecidas duas vagas para trabalhos na temática “Desenvolvimento de Pesquisa sobre o Clima e os Ciclos Biogeoquímicos dos Ecossistemas Amazônicos”. As vagas são para pesquisas na Área de Hidrologia de Superfície e Química da Água; e na Área de Gestão de Dados em Micrometeorologia.

 O resultado da seleção será divulgado também no site do Inpa a partir do dia 2 de março de 2018.  O valor mensal da bolsa de R$4.100,00 será pago pela Capes.

 Sobre o LBA

 O Programa LBA, vinculado ao Inpa/MCTIC, visa responder três questões principais: o ambiente amazônico em mudança (processos); a sustentabilidade dos serviços ambientais e os sistemas de produção terrestres e aquáticos (consequências) e a variabilidade climática e hidrológica e sua dinâmica: retro-alimentação, mitigação e adaptação (respostas).

Artigo anteriorOAB critica Segovia e diz que não é adequado falar sobre investigação
Próximo artigoCNI quer políticas públicas de apoio à implantação de modelos de indústria 4.0