Instituto Nacional do Câncer estima que 480 desenvolveram câncer de próstata no AM em 2022

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS), estimam que 480 homens desenvolvam câncer de próstata em 2022, no Amazonas. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No entanto, segundo o órgão, há 90% de chances de cura da doença, quando feito o rastreio e o diagnóstico na fase inicial.

Segundo o urologista André Mancini, o rastreio precisa iniciar a partir dos 50 anos, quando não houver homens na família com histórico de câncer de próstata. Caso haja, o médico orienta que o rastreio deve começar com 45 anos.

“Os tumores de próstata, quando diagnosticados precocemente, têm grandes chances de cura. Homens com dor para urinar, jato de urina diminuído, aumento do número de vezes para urinar de dia e à noite ou com sangramento na urina devem ir ao urologista para uma avaliação especializada”, explicou Mancini.

Segundo o especialista, hábitos saudáveis de vida são importantes para se evitar o câncer de próstata nas formas mais agressivas. Ele alerta que o homem deve evitar a obesidade, o sedentarismo e a exposição a produtos químicos industriais, produtos de petróleo, dentre outros.

Para detectar a doença é necessário fazer o teste de PSA, com amostra de sangue, e o toque retal. Na rede pública, esses exames podem ser realizados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Caso haja alteração e confirmação de câncer, o paciente será encaminhado para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecom).

“Há disponível o tratamento cirúrgico, a radioterapia, a hormonioterapia e a quimioterapia. O tratamento é sempre individualizado e depende da idade do paciente, do tipo de tumor e da extensão da doença”, afirmou Mancini.

Cirurgias

De janeiro de 2019 a julho de 2022, 717 cirurgias urológicas foram realizadas na FCecon. Nos últimos quatro anos, houve a aquisição de duas torres de vídeo para procedimentos na especialidade.

Os equipamentos são empregados para realização das cirurgias laparoscópicas, procedimento minimamente invasivo, feito mediante pequenas incisões, sendo menos traumático que as cirurgias convencionais. Esse tipo de procedimento permite que o paciente tenha, inclusive, alta mais precocemente.

Artigo anterior‘Não reagi, não fiz nada’, diz frentista esfaqueado durante assalto a posto de combustíveis, em Manaus
Próximo artigoCandidatos republicanos aceitarão resultados de eleições nos EUA, diz presidente do partido