Invasão de carrapato interdita UBS Orlando Martha em Manacapuru

A UBS Orlando Martha, localizada no bairro de São José, em Manacapuru, foi interditada, temporariamente, até que os responsáveis pelo seu funcionamento consigam se livrar de um surto carrapato que invadiu aquela unidade básica de saúde.

Os primeiros carrapatos, conforme informação publicada na page da 102.1 Palmeira FM, foram identificados na semana passada sem, contudo, causar preocupação aos trabalhadores da UBS.

Com o passar dos dias, entretanto, os carrapatos se proliferaram em quantidade excessiva e descontrolada, fato que, segundo a 102.1 Palmeira FM, chamou a atenção não só dos funcionários da casa, mas também os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuram a UBS.

 UBS Orlando Martha (Foto/102.1 Palmeira FM)

A primeira providência adotada pelo setor de endemias do município, acionado para controlar a praga, foi suspender os serviços oferecidos ao público.

Com isso, todo o atendimento foi transferido para uma igreja ao lado da UBS, na Rua Benjamim Roberto. Os serviços estarão disponibilizados somente no período da Manhã.

Ainda, segundo a 102.1 Palmeira FM, os serviços na UBS serão retomados na próxima semana.
Doenças transmitidas por carrapatos

De acordo com a literatura, os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a babesiose canina, a erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria (Rickettsia ricketsii) transmitida por carrapatos. O vetor desta doença é um carrapato, mais especificamente Amblyoma cajennense, também conhecido como “carrapato estrela” ou carrapato de cavalo. Além dele, outros carrapatos também podem transmitir a doença.

A transmissão da doença ocorre por meio da picada do carrapato infectado. A transmissão da doença pode se dar a partir de 4 a 6 horas a partir da fixação do carrapato na pele.

Nos seres humanos o surgimento dos sintomas da doença ocorre de forma súbita, acompanhado de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia surgem manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.

Um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns como a gripe. Isto faz com que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo, e a doença evolua para um quadro mais grave. Cerca de 80% dos indivíduos com forma grave, se não diagnosticados e tratados a tempo, evoluem para óbito (merial.com.br).

Artigo anteriorOperações contra o tráfico de drogas prende seis em Manacapuru
Próximo artigoJustiça do Rio afasta secretário de Administração Penitenciária