Ipem-AM verifica e atesta balanças em fábrica de empresa em Manaus

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a verificação inicial em 347 balanças. A ação foi realizada no dia 16 de junho, na empresa Elgin Industrial da Amazônia, localizada no Distrito Industrial I.

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essas fiscalizações ocorrem periodicamente em virtude do cronograma apresentado pelo fabricante, garantindo maior confiabilidade dos instrumentos.

“A verificação inicial em balanças visa garantir maior confiabilidade na saída dos instrumentos com as perfeitas condições, antes mesmo de serem liberadas para a comercialização e uso pelo consumidor, pois, se houver algum erro de medição, elas são reprovadas e feitas as devidas correções”, explicou o titular do Ipem no Amazonas.

Após a verificação realizada nas fábricas, as balanças aprovadas recebem o selo de verificação inicial do Inmetro, o que garante a exatidão das medições desse equipamento. De janeiro a maio, já foram verificadas 6.671 balanças na empresa Elgin, sendo todas aprovadas e liberadas para a comercialização.

Consumidor 

É importante que o consumidor fique atento ao adquirir uma balança no mercado, pois a mesma deve ter modelo aprovado pelo Inmetro, e o selo de verificação inicial. Caso perceba indícios de irregularidades, o consumidor pode denunciar ao Ipem-AM, por meio da Ouvidoria, no Fale Conosco, pelo site www.ipem.am.gov.br, ou, se preferir, entrar em contato pel 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Artigo anteriorForça-tarefa do Auxílio Estadual Enchente entrega cartões e cestas básicas na zona leste de Manaus
Próximo artigoFestival Amazonas de Ópera se encerra neste domingo (20/06) com a ópera ‘moto-contínuo’