Janot denunciou Dilma em 2017 e agora diz que ela ‘não é corrupta’

247 – O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou, na entrevista que concedeu à revista Veja, que não tem “nenhuma dúvida” de que a ex-presidente Dilma Rousseff não está envolvida em atos  de corrupção.

“É impossível que o Lula não fosse um dos chefes de todo esse esquema. Não tenho dúvida de que ele é corrupto. Da mesma forma que não tenho nenhuma dúvida de que a Dilma não é corrupta”, disse Janot, na entrevista em que também revelou ter ido armado a uma sessão do Supremo Tribunal Federal com a intenção de assassinar o ministro Gilmar Mendes (leia mais no Brasil 247).

Mesmo após as revelações da Vaza Jato, que ignorou outros 21 telefonemas dados pelo ex-presidente Lula para tentar garantir a governabilidade de Dilma, Janot afirma que ela tentou obstruir as investigações ao nomeá-lo para a Casa Civil. “Mas ela tentou atrapalhar as investigações com a história de nomear o Lula como ministro da Casa Civil. A obstrução de Justiça aconteceu, tanto que eu a denunciei.”

Apesar do reconhecimento da honestidade da ex-presidente Dilma, Rodrigo Janot apresentou, em setembro de 2017, uma denúncia contra o que ele chamou de “quadrilhão”, incluindo Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Como lembra reportagem do Jornal GGN, a peça assinada por Janot e que foi aceita pela 10ª Vara Federal em Brasília em novembro do ano passado afirma que os dois ex-mandatários teriam tido participação em um esquema de coleta de propinas de R$ 1,48 bilhão, entre 2002 e 2016.

A denúncia sustentava que o esquema teria existido por vantagens supostamente ilícitas em contratos da Petrobras, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e do Ministério do Planejamento nos governos dos dois ex-presidentes e que aponta que se Lula era o “idealizador” da suposta organização criminosa, inclusive no planejamento do sistema de arrecadação de propinas, Dilma integrou o “quadrilhão” ainda em 2003, segundo Janot, quando assumiu o Ministério de Minas e Energia.

Hoje, dois anos depois, Rodrigo Janot desmente a própria denúncia criada por ele em 2017: “Até agora não surgiu nenhuma prova que envolva a ex-presidente com corrupção”, disse, entre as suas declarações.

Em meio à Vaza Jato, Janot promove festa para lançar escritório
BRASÍLIA

Janot pode ter aposentadoria cassada

O Conselho Nacional do Ministério Público recebeu, nesta sexta (27), requerimento para abrir investigação contra Rodrigo Janot, ex-procurador-geral. Se aberto, o procedimento pode culminar na…

Artigo anteriorAlexandre de Moraes determina que Janot mantenha distância de até 200 metros de ministros do STF
Próximo artigoIncerteza da economia cresce 2,7 pontos de agosto para setembro