João Barroso assume MPC no biênio 2018-2020

Aos 40 anos, o procurador de Contas João Barroso de Souza assumiu, nesta segunda-feira (16/07), o comando do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (MPC/TCE-AM), onde ingressou em 2006, após passar em 1º lugar no concurso para procurador do MPC. A solenidade concorrida, realizada no final da manhã, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Amazonino Mendes, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Yedo Simões.

Empossado pela presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, o novo procurador-geral quer, em sua gestão, entre várias metas, aperfeiçoar as coordenadorias implantadas pelo MPC no ano de 2016, as quais atuam em várias frentes, como transparência, educação, previdência, saúde e meio ambiente.

“Pretendo manter o que está dando certo e avançar naquilo que precisa ser melhorado. As atribuições do MPC estão intimamente ligadas às competências dos Tribunais de Contas, portanto, não vejo outra forma de trabalhar a não ser em conjunto com o colegiado, de forma parceira e colaborativa, haja vista os interesses em comum, que é o bom uso do dinheiro público”, comentou o procurador João Barroso, que foi prestigiado, em sua posse, por vários servidores, procuradores e demais membros do colegiado.

Ao falar na solenidade, a conselheira-presidente Yara Lins dos Santos destacou a qualidade técnica do novo procurador-geral e disse que ele tem todos os atributos para administrar o MPC. Segundo ela, embora tenha conhecimento de que a tarefa do novo chefe do MPC seja árdua, ela afirmou que ele está tecnicamente preparado para enfrentar todas as nuances que aparecerão ao longo do próximo biênio.

Para a presidente do TCE, no cenário atual de crise politica, econômica e financeira, a participação do Ministério Público de Contas na instrução dos processos do TCE torna-se fundamental, sobretudo, levando em consideração a celeridades que o novo procurador-geral conduz os processos a ele encaminhados.

Em nome do colegiado, o conselheiro Josué Filho parabenizou o procurador Carlos Alberto de Souza pela condução do MPC nos últimos e agradeceu pela postura sempre respeitosa junto ao conselheiros.

Artigo anteriorJustiça determina envio imediato a SP de medicamentos contra esclerose
Próximo artigoGoverno antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas