Jogos Universitários do Amazonas inicia dia 3 de junho‏

Com recorde de 15 instituições de ensino superior participantes na temporada, ocorreu na manhã deste sábado, 28, o Congresso Técnico dos Jogos Universitários do Amazonas (JUA’s) 2016. O encontro aconteceu na Fametro, na avenida Constantino Nery e definiu o regulamento, locais, horários e tabela de jogos da competição. O evento é uma realização da Federação Universitária de Desportos (Faud), com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer(Sejel/AM).

Classificatório para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a competição reunirá 680 atletas, nos naipes masculino e feminino, nas modalidades de vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, xadrez, handebol, badminton, natação, atletismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia. A novidade deste ano, serão as disputas dos jogos acadêmicos e eletrônicos, basquete 3×3, corrida de rua (5 e 10km) e paradesporto (natação e tênis de mesa).

De acordo com a presidente da Faud, Lilian Valente, os jogos acontecerão na Vila Olímpica, René Monteiro, Aquática Amazonas, Nilton Lins e Arena Amadeu Teixeira. Para dirigente da federação, o encontro foi satisfatório com a presença dos responsáveis das equipes, o que gera uma expectativa muito boa dos JUA’s.

– Esse congresso foi muito proveitoso, porque tivemos uma participação grande, pois as pessoas entenderam que o congresso técnico é importante, onde se discute a questão do regulamento, algumas mudanças e algo que as instituições solicite. Nesse momento é que podemos fazer isso, porque depois do início da competição não se pode mudar nada. Houve uma adesão muito boa, com 15 instituições, que para Faud é um fato histórico. Nós percebemos que a cada ano vamos crescendo cada vez mais.

Expectativa

Com a base mantida, o capitão da equipe de voleibol da Uninorte, o meia Júnior Silva, disse que a esperança é realizar uma boa campanha nos jogos, mesmo sabendo das dificuldades que vai encontrar pela frente.

– O congresso técnico é bom, porque nós passamos a conhecer as outras equipes, as informações ficam mais claras, mas esse ano compareceu muito mais representantes do que ano passado. Esse ano estamos vindos mais fortes, porque entraram mais quatro atletas, por isso, vamos entrar na competição muito melhor do que foi na edição anterior – salientou e lembrou que a Uninorte vai disputar com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Nilton Lins e Universidade Paulista (Unip).

Tradicional e sempre ficando nas primeiras colocações na classificação geral do JUA’s, a Ufam vai participar em 12 modalidades, como futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, entre outras. Para coordenadora da divisão de esporte, cultura e lazer da Ufam, Kléia Santos, a instituição vai reunir 110 atletas nas disputas.

– O JUA’s é uma competição que temos conhecimento, já é histórico, onde a Ufam sempre vem participando. Percebemos no congresso técnico, que a Ufam tenta incentivar o desporto de maneira geral, em especial o universitário. Nós estamos lutando junto com a Faud para ver essa integração de todas as universidades. Para nós foi uma felicidade muito grande, ao chegar no encontro e verificar que as pessoas estão aderindo. Houve uma participação maior das universidades, e todos estão de parabéns.

A abertura do JUA’s será no dia 3 de junho, a partir das 20h (21h de Brasília), em local que será definido pela Faud, nesta semana. Os jogos acontecerão nos finais de semana, até o final deste mês.

Artigo anteriorAlcance da meta de vacinação protege população contra H1N1
Próximo artigoPresidente da Faud anuncia novidades para os jogos universitários