José Ricardo diz que Bolsonaro não tem compromisso com a Amazônia e nega ajuda aos povos indígenas

O deputado federal José Ricardo (PT/AM), comentou nesta sexta-feira, 10, o envio de uma carta de um grupo de presidentes de grandes empresas nacionais e internacionais, enviada ao vice-presidente Hamilton Mourão com veemente pedido de combate “inflexível e abrangente” ao desmatamento ilegal na Amazônia.

De acordo com o deputado petista, em quase dois ano de mandato, o governo Bolsonaro não mostrou interessse ou se alinhou a qualquer política preserevacionista voltada para cuidar dos interesses da Amazônia e, sobretudo, de seu desenvolvimento sustentável.

Ao contrário disso, conforme observou José Ricardo, o governo Bolsonaro tem estimulado fortemente atividades ilegais na região a partir do enfraquecimento deliberado de suas as estruturas de fiscalização ambiental.

“O aumento das queimadas e o desmatamento devastador da florestea Amazônica é inegável e nunca visto antes. Graças à política incendiária do atual governo, os prejuízos provacados são incalculáveis para a região”.

José Ricardo declarou, também, que o Conselho da Amazônia, comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, assim como a Secretaria da Amazônia, são a favor de interesses que contribuem com o desmatamento.

“Isso tudo cria graves impactos ambientais e sociais. O governo não propôs nada para Amazônia e seu desenvolvimento. Não cuidou dos problemas relacionados ao saneamento, à habitação e, principalmente, não proporcionou atividades econômicas que não gerassem impactos ambientais”, comenta.

A preservação da Amazônia, de acordo com o parlamentar, torna-se ainda mais vulnerável às motosserras e ao fogo com a relutância do governo de não aceitar os investimentos internacionais para preservação e proteção da região.

“Bolsonaro e Mourão têm negado aos povos originários, aos povos indígenas e ribeirinhos, ajuda nesse período difícil de pandemia. Bolsonaro vetou uma série de artigos da lei que tratam do amparo aos povos indígenas nesse momento de pandemia”.

Artigo anteriorBi Garcia autoriza embarcações de passageiros a navegarem com até 70% da lotação permitida
Próximo artigoHomem é preso com drogas no bairro União em Manacapuru