Justiça suspende processo que investiga José Serra e filha

Justiça suspendeu nesta 5ª feira (30.jul.2020) a ação penal movida contra o senador José Serra (PSDB-SP) e sua filha, Verônica Allende Serra. Os 2 são suspeitos de envolvimento em 1 esquema de recebimento de propinas da Odebrecht em troca de benefícios à empreiteira em contratos para as obras do Rodoanel, de 2006 a 2007.

A decisão do juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Federal de São Paulo, cumpre a ordem do presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, que atendeu a pedido da defesa de Serra e mandou interromper as investigações da Lava Jato contra o senador.

Toffoli entendeu que os mandados de busca e apreensão autorizados pelo juiz de 1ª Instância permitiram “risco potencial de que sejam apreendidos e acessados documentos e informações relacionadas ao desempenho da atual atividade de senador da República“.

“Em que pese a decisão do STF não determinar de forma explícita que a presente ação penal seria abrangida pela determinação de suspensão, eis que em sua redação consta a indicação de que foi determinada a suspensão da investigação deflagrada, por cautela entendo que a presente ação penal deve ser suspensa até nova ordem do Supremo Tribunal Federal. Assim, em cumprimento ao quanto determinado pelo Supremo Tribunal Federal na Reclamação 42.355, suspenda-se o andamento dos presentes autos“, afirmou Diego Moreira na sua decisão.

O MPF (Ministério Público Federal) se manifestou contra a determinação. Em nota, os procuradores afirmaram que a suspensão do processo é “indevida” e que “adotará as providências cabíveis a fim de, oportunamente, retomar a ação penal instaurada”.

Já a defesa de Serra celebrou a decisão do juiz paulista.

EIS A ÍNTEGRA DA NOTA DO MPF

“A força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal em São Paulo entende indevida a suspensão da ação penal instaurada ontem em face de José Serra e Veronica Serra. Em primeiro lugar, porque a decisão liminar proferida pelo ministro Dias Toffoli suspendeu, expressamente, apenas investigação pertinente à chamada operação Revoada, nada falando sobre a denúncia já oferecida, que deu origem à ação penal. Em segundo lugar, e mais importante, porque, como amplamente noticiado, a denúncia em questão foi oferecida no exato mesmo dia em que feitas as buscas questionadas pelo ministro, não tendo, portanto, se baseado em quaisquer elementos de prova cuja obtenção o ministro considerou indevida. A denúncia se baseou em diligências e provas anteriores, sem qualquer relação com as diligências objeto da reclamação julgada liminarmente, e está inteiramente preservada quanto a seus efeitos”.

Os procuradores também afirmam que o MPF “adotará as providências cabíveis a fim de, oportunamente, retomar a ação penal instaurada“. “De qualquer modo, externa que entende a cautela do juízo, referida na decisão de suspensão, e acredita que ela deriva da grande controvérsia instalada pela liminar proferida na reclamação, a qual gerou e segue gerando dúvidas diversas, até quanto a seu alcance efetivo“, dizem os procuradores que atuam no caso.

EIS A ÍNTEGRA DA NOTA DA DEFESA DE SERRA:

É prudente e caminha no sentido de respeitar a determinação do Supremo Tribunal Federal a decisão da 6a Vara Federal de São Paulo de suspender a tramitação da absurda denúncia oferecida, perante juízo incompetente, contra o senador José Serra. Fonte/Poder360

Flávia Rahal e Sepúlveda Pertence
Advogados de defesa de José Serra

 

Artigo anteriorPolícia Federal deflagra operação de repressão ao tráfico transnacional de drogas em Tabatinga
Próximo artigoVítima de fake news, Aras diz ter provas contra a Lava Jato