Líbano realiza eleições neste domingo

O Líbano escolhe neste domingo (6) os novos ocupantes para 128 vagas no legislativo. Será a primeira eleição parlamentar desde 2009. Entre os 595 candidatos a um mandato, 86 são mulheres. O percentual de participação feminina em 14,45% é o mais alto em eleições no país. Atualmente as mulheres ocupam apenas 4 cadeiras, o que significa 3% dos assentos.

Três milhões e seiscentos mil eleitores estão aptos a votar. Cerca de 130 observadores europeus vão acompanhar a eleição. Pela primeira vez, libaneses que vivem fora do país puderam votar no exterior.

O Líbano não realizou eleição legislativa por quase uma década porque os parlamentares eleitos na última disputa, em 2009, prorrogaram os mandatos três vezes. O argumento era de que o país enfrentava um período de turbulências políticas e faltava consenso para uma nova lei eleitoral, recentemente aprovada.

A legislação reformulou os distritos eleitorais e instituiu um sistema proporcional complexo de distribuição de vagas.

Desde a última consulta popular, o governo caiu duas vezes, em 2011 e 2013. A presidência ficou vaga durante 29 meses entre 2014 e 2016. O grupo xiita libanês Hezbollah participa das eleições e espera que o resultado aumente sua influência na política do país.

O Líbano ocupa tradicionalmente um papel relevante no Oriente Médio. O país está situado em uma região de conflitos. Faz fronteira com Israel e Síria, que vive uma guerra civil há 7 anos.

Artigo anteriorDelegado da PF é morto após ter casa invadida no Maranhão
Próximo artigoNasa lança missão espacial rumo ao “coração de Marte”