O líder de uma facção criminosa do Amapá, identificada como Amigos para Sempre (APS), foi preso nesta quarta-feira (12), em Manaus, após um trabalho investigativo da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em conjunto com o núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Amapá.
Francisco de Assis Farias do Nascimento, 37, o “Pezão”, estava no regime fechado quando fugiu de Macapá para Belém (PA), em outubro passado, alegando medo de ser morto por membros de uma facção rival originária do Rio de Janeiro. Depois de Belém, ele veio de barco para Manaus, onde chegou por volta do dia 10 de novembro. O foragido responde a crimes de homicídio e tentativa de homicídio e estava na capital há cerca de um mês.
Francisco será recolhido ao sistema prisional amazonense até ser transferido para o Amapá, onde vai responder pelos crimes dos quais é acusado e que somam mais de 40 anos de prisão. A Polícia Civil do Amapá considera “Pezão” um elemento de alta periculosidade, cujas penas somadas ultrapassam 40 anos de prisão.