Líder do governo no Senado, Jaques Wagner diz que Dino terá nome aprovado para o STF “sem nenhuma dificuldade”

O líder do governo Lula (PT) no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou nesta terça-feira (5) que o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), indicado para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ter seu nome aprovado pelos senadores “sem nenhuma dificuldade”. Ele destacou que o governo geralmente conta com uma média de 50 votos para aprovar projetos, nove a mais do que o necessário para confirmar a nomeação de Flávio Dino, relata Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Senadores da oposição ao governo reconhecem a dificuldade, mas ainda acreditam na possibilidade de bloquear a nomeação de Flávio Dino. A esperança está na votação secreta e na possibilidade de traições de parlamentares que afirmam ser favoráveis, mas que, no momento decisivo, podem votar contra. A análise é que alguns senadores de partidos como PSD, União Brasil e PP não apoiarão Dino, ao contrário do que o Planalto espera. A votação secreta facilitaria possíveis desistências, pois os parlamentares estariam protegidos de retaliações.

Para ser aprovado, Dino precisa receber o apoio de 41 senadores, do total de 81. O Planalto acredita que ele terá uma vantagem confortável sobre essa margem mínima.

 

Artigo anteriorGrupos de ‘justiceiros’ se organizam em Copacabana para combater onda de roubos
Próximo artigoMinistro do Trabalho cobra empresas para melhorarem média salarial