Líder Sateré-Maué lança livro em parceria com docente da Ufam

“Kapi, uma liderança clânica e afim” é a obra escrita pelo líder da etnia Sateré-Maué Josias Sateré em conjunto com os professores Renan Albuquerque, da Ufam, e Carmen Junqueira, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Em seu primeiro trabalho, Josias apresenta a organização da liderança dentro de seu grupo étnico. O livro tem os formatos impresso e e-book.  

Professor graduado em biologia e em pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas, Josias foi orientando de mestrado de Renan Albuquerque no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam) e se tornou, em 2019, o primeiro mestre acadêmico de sua nação.

O livro é resultado da dissertação de mestrado de Josias. Na pesquisa, ele investigou a formação de parentesco e de afinidade do clã ut/sateré (lagarta) no contexto da formação de um líder Kapi. “A gente percebeu que o trabalho dele tinha sido muito importante, muito bem feito, e a gente decidiu reescrever diversas partes do trabalho dele, ele, eu e a professora Carmen Junqueira. Ao longo de seis, sete meses, a gente finalizou esse processo”, informa o professor Renan Albuquerque.

O lançamento é da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) em parceria com a Alexa Cultural (SP) e conta com prefácios escritos pelas professoras doutoras Bader Sawaia (PUC-SP) e Gláucia Purin (FIG/SP), além de apresentação do professor doutor Noélio Martins (Ifam). O acesso é gratuito pelo link. A distribuição do livro físico acontece durante seminário nacional, de 30 de outubro a 02 de novembro, onde participarão docentes e discentes da Ufam e da PUC-SP.

Artigo anteriorUfam participa da oitava edição do maior festival de divulgação científica do mundo
Próximo artigoMesmo com 60% de indecisos pesquisa Perspectiva diz que Amazonino é o melhor avaliado em todas os cenários