Lira pede escolta da PF a deputado Amom Mandel: ‘constante alvo de ameaça’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou um ofício à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16), solicitando escolta policial para o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) durante seus compromissos no estado do Amazonas.

A medida surge em meio a alegações de Amom Mandel sobre ameaças e constrangimentos ilegais que teria enfrentado após relatar possíveis conexões entre membros da alta cúpula da segurança pública do Amazonas e organizações criminosas.

No documento, Arthur Lira destaca a gravidade dos ilícitos e a necessidade de assegurar o livre exercício do mandato parlamentar de Amom Mandel. O deputado, eleito como o mais jovem da Câmara em 2022, com 23 anos, afirma ter recebido ameaças e sofrido abordagem truculenta por parte da Polícia Militar após denunciar supostas ligações entre autoridades da segurança e facções criminosas.

O pedido de escolta visa garantir a segurança do parlamentar durante seus compromissos no Amazonas, considerando os constantes constrangimentos e ameaças que ele tem enfrentado. O episódio envolvendo a voz de prisão dada por Amom Mandel a quatro policiais militares durante uma abordagem em Manaus, no último dia 4, está sendo investigado pela corregedoria da polícia.

Artigo anteriorFachin suspende decisões que impediam demarcação de terra indígena
Próximo artigoEstados Unidos alertam navios para evitarem o Mar Vermelho até novo aviso