Lula e Bolsonaro têm empate técnico para 2026, diz Paraná Pesquisas

Montagem

Nesta segunda-feira (13/01), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento que mostra um cenário de empate técnico entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, nas eleições de 2026.

Segundo os dados, o atual presidente possui 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 33,9%.

O levantamento inclui também o nome de Pablo Marçal (PRTB), que anunciou sua intenção de concorrer à Presidência em 2026. Marçal, que recebe 6,1% das intenções de voto, atrai uma parcela do eleitorado de direita.

Divulgação/Paraná Pesquisas

Quando o nome de Pablo Marçal é retirado do cenário, Bolsonaro ultrapassa Lula numericamente, registrando 37,3% contra 34,4% do petista. Apesar disso, ambos permanecem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O resultado é similar ao levantamento realizado em novembro de 2024, no qual Bolsonaro tinha 37,6% e Lula, 33,6%.

Divulgação/Paraná Pesquisas

O levantamento do instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.018 eleitores distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Bolsonaro vence Lula no 2º Turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente sairia na frente. Segundo os dados da pesquisa, Bolsonaro aparece com 45,7% das intenções de voto, enquanto o petista tem 42,2%.

Divulgação/Paraná Pesquisas

Sem Bolsonaro na disputa, o atual presidente lidera contra outros candidatos potenciais, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Divulgação/Paraná Pesquisas
Divulgação/Paraná Pesquisas

Até o próximo ano, novos candidatos devem aparecer e o cenário passará por novas alterações. Este mês, o cantor Gusttavo Lima começou a conversar com alguns partidos para concorrer à presidência em 2026. O União Brasil cogita colocar o cantor para concorrer para vice ou presidente, tudo vai deoender de uma pesquisa eleitoral que será feita pela sigla ainda este mês.

Com informações de Rede Onda Digital.

Artigo anteriorNotas do Enem são divulgadas; Saiba como acessar
Próximo artigoZé Ricardo sugere saídas de Sinésio e Sassá do PT: “Fariam um grande favor”