O ano de 2015 já começou para o Flamengo. Pelo menos para o treinador Vanderlei Luxemburgo, que, de contrato renovado, quer levar o rubronegro além da 10ª posição obtida no Brasileirão.
Após o empate em 1 a 1 com o Grêmio em Porto Alegre, Luxemburgo fez um balanço não apenas da última partida do ano, mas também desde sua chegada. Além disso, Luxa disse que avaliou individualmente os jogadores contra o Grêmio, já pensando em quem permanecerá para 2015 no elenco.
“Jogar contra o Grêmio na Arena é sempre muito difícil. Falei para o meu time que tinha dado férias para 14 jogadores, mas que eles estavam aqui para defender os interesses do Flamengo”, disse Luxa em coletiva de imprensa.
O treinador assumiu o time na zona de rebaixamento, e, com esforço, deixou o rubronegro encaminhado para a Copa Sul-Americana de 2015.
“Não seria uma análise apenas do jogo de hoje e sim do trabalho desde que cheguei. E o que pensamos para 2015 também. O time foi bem, mas sentiu o ritmo de jogo. Normal. Estou feliz com o desempenho. Saímos da zona da confusão há muitas rodadas. Estamos no lucro. Um lucro ruim, porque não brigamos por nada, mas estamos felizes mesmo assim”, analisou.
Luxemburgo garante que o importante é ter um planejamento bem feito o quanto antes. Para isso, o treinador diz que fará sacrifícios e não aproveitará nem o mês de férias.
“Não vou ter férias. Nem quero, vou trabalhar até o fim do ano com a maior dedicação possível. Tenho que ter jogadores prontos para 2015. O Flamengo tem que construir o ídolo dele em campo. O ídolo não pode ser o técnico, tem que ser um grande jogador. Ou você forma esse ídolo ou contrata um grande cara de fora. Repito, o Flamengo tem que ter ídolos em campo. Vamos trabalhar para isso até o fim do ano”, prometeu.