A mãe de uma menina de 11 anos registrou um boletim de ocorrência (B.O.) por intimidação sistemática (bullying) e preconceitos de raça ou de cor praticados contra a filha. Os episódios de racismo denunciados ocorreram na escola em que a criança estuda, na zona sul de São Paulo.
De acordo com o registro policial, a mãe percebeu uma queda no rendimento escolar e no interesse da filha pelo colégio. Em 1º de novembro, a mãe verificou o celular da filha após vários dias nos quais ela se mostrou muito triste, e viu mensagens enviadas por uma colega de classe da menina.
A colega de sala havia encaminhado a foto do rosto de um macaco e, na sequência, um áudio dizendo “é macaco igualzinho você!”. A menina também revelou para a mãe que era xingada de “macaca” por ao menos mais três colegas de classe, todos com aproximadamente 11 anos de idade.
Ainda segundo o depoimento da mãe à polícia, a filha chegou a reclamar dos ocorridos para os professores, mas nada foi feito. A criança estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano Ricardo, zona sul de São Paulo.
A mãe foi até o colégio e conversou com um dos professores. Ele teria dito que a menina não era uma boa estudante e que não havia reclamado de nada.
O caso foi encaminhado para o distrito policial mais próxima da área dos fatos, na região do Sacomã, zona Sul da cidade. Será apurada a responsabilidade civil e criminal do agressor que, se tiver menos de 11 anos de idade, não tem punibilidade. A responsabilidade da escola também será apurada.
Até o momento da postagem desta matéria, a direção da escola não se pronunciou sobre o caso.
*Com informações de Metrópoles