Macron reconhece “disfunções” em caso envolvendo seu guarda-costas

O presidente da França, Emmanuel Macron, reconheceu hoje (22) que houve “disfunções” no chamado caso Benalla, que envolve seu guarda-costas de confiança, cujas atuações considerou “inaceitáveis” e comprometeu-se a tratar com firmeza.

Macron fez essas considerações em uma reunião que teve hoje com um círculo muito reduzido de colaboradores, segundo informou o site do jornal Le Figaro.

O presidente francês ainda não se pronunciou em público depois que seu guarda-costas pessoal foi acusado de ter agredido manifestantes durante a dissolução de um protesto no último dia 1º de maio em Paris.

Macron reuniu no Palácio do Eliseu o primeiro-ministro, Edouard Philippe, o ministro do Interior, Gérarad Collomb, o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, e o líder do seu partido, Christophe Castaner, entre outros colaboradores mais próximos, para preparar sua resposta ao caso.

Segundo Le Figaro, o presidente francês reconheceu “disfunções no Eliseu”, ao mesmo tempo em que qualificou a atuação de Benalla como “surpreendente e inaceitável”. Nesse sentido, fará todo o possível para que não se instaure a ideia de que se atua com impunidade no caso de seu guarda-costas de confiança, contra quem já foi iniciado um trâmite de demissão.

Em qualquer caso, Benalla não teria podido seguir cumprindo suas funções porque a Justiça lhe indiciou e, embora tenha sido deixado em liberdade, impôs-lhe como medidas cautelares a proibição de exercer trabalhos de serviço público.

Ainda segundo Le Figaro, Macron afirmou que encarregará seu colaborador mais direto, o secretário-geral da presidência, Alexis Kholer, de uma reorganização das atribuições no Eliseu para que não se repita um caso similar.

Por fim, de acordo com a emissora France Info, Macron garantiu que falará em público sobre o caso “quando considerar útil” e, por enquanto, aguarda as conclusões das diferentes investigações abertas.

Artigo anteriorOEA se reúne pela 3ª vez para discutir violência na Nicarágua
Próximo artigoEm véspera de eleição Amazonino manda asfaltar Autazes e o povo adverte: “não faz mais do que a obrigação dele”