Mais de 80 empresas brasileiras participam de feira de alimentos na Alemanha

No próximo mês, 83 empresas brasileiras estarão na cidade de Colônia, na Alemanha, para participar da Anuga, a principal feira de alimentos e bebidas do mundo. Segundo estimativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), os brasileiros devem fechar US$ 1,4 bilhão em negócios durante o evento e nos 12 meses seguintes. O número supera o da edição anterior, quando 73 empresas geraram US$ 1,1 bilhão em vendas.

A última edição da Anuga, realizada a cada dois anos, foi em 2013. Este ano, o evento acontecerá entre 10 e 14 de outubro. De acordo com o gerente de Exportação da Apex, Christiano Braga, durante a feira, os exportadores brasileiros apresentam seus produtos a potenciais compradores. “As pessoas que trabalham com exportação de alimentos e bebidas vão a essa feira para descobrir tendências de mercado, seja em embalagens ou produtos”, afirma.

Segundo ele, a Anuga reúne representantes de todo o mundo. “Os países com maior representação na última edição foram Itália, Espanha, China, França e Turquia, mas há compradores de todas as partes do mundo. É uma grande plataforma”, diz. De acordo com Christiano Braga, o Brasil se destaca em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas. “O Brasil é um país que tem uma diversidade muito grande. Há desde o pão de queijo até produtos em grande escala, como a carne”.

O gerente de Exportações da Apex não acredita que o momento econômico, com países como a China em desaceleração, prejudicará o desempenho do setor de alimentos e bebidas. “É um setor que funciona bem independentemene da crise, mesmo o dos alimentos mais finos. E você tem aí um câmbio que de certa forma favorece”, afirmou, referindo-se ao dólar alto. Quando a moeda norte-americana está valorizada, os produtos brasileiros ficam mais baratos no exterior e as exportações são favorecidas. Esta semana, o dólar fechou acima de R$ 4 pela primeira vez na história.

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