A empresa Manaus Ambiental, concessionária do serviço de distribuição e tratamento de água na capital, informou que concluirá o trabalho de reparo da bomba de captação de água na Ponta das Lajes, que quebrou no sábado, 16, prejudicando o abastecimento na zona Leste, até o meio-dia desta segunda-feira, 18.
Segundo o coordenador da Unidade Gestora da Prefeitura de Manaus (UGP Água) Sérgio Elias, a concessionária acelerou o trabalho ainda no sábado, o que vai possibilitar que o problema seja solucionado antes de terça-feira, prazo estipulado inicialmente.
“Nós temos novas peças, que já estavam aqui em Manaus, isso possibilitou a troca rápida. Mas como se trata de uma bomba com mais de vinte metros de altura, é preciso cautela. Se tudo continuar ocorrendo bem, tudo será normalizado dentro do prazo”, explicou Sérgio Elias.
Segundo a UGP Água, cerca de 600 mil moradores da zona Leste de Manaus, são abastecidos pela Ponta das Lajes, sistema integrante do Programa Águas para Manaus (Proama). A Manaus Ambiental informou que cerca de 44 bairros são abastecidos pelo Proama, desses, ao menos 22 foram afetados pelo problema na bomba de captação.
No Domingo, 17, parte da água fornecida pela Ponta do Ismael, na zona Oeste, foi desviada pra abastecer o bairro São José, na zona Leste. Oito caminhões-pipa foram usados para abastecer bairros Jorge Teixeira, Nova Floresta, Armando Mendes, Cidade de Deus e adjacências. Nesta segunda-feira, caminhões do Exército Brasileiro vão reforçar o abastecimento nessas localidades.