Manaus verá eclipse solar parcial nesta segunda-feira do alto da torre do Musa

Na tarde da próxima segunda-feira (21/8) os olhos de parte do planeta vão se voltar para o céu por um motivo especial. Um eclipse solar que vai fazer o dia virar noite em alguns pontos do mundo. Nos Estados Unidos ele será visto em sua totalidade.

Aqui no Brasil o eclipse será parcial e poderá ser visto na maior parte do país, principalmente nas regiões norte e nordeste. Em Manaus, ele deve começar as 15h12 e terminar às 16h56. Com o máximo do eclipse sendo às 16h07.

O Museu da Amazônia em parceria com o Clube de Astronomia de Manaus, Museu Amazônico, Observatório Astronômico Rei do Universo (Oaru), Clube de Astronomia da Ufam e o programa de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, promove uma observação pública do alto da torre do Musa.

O custo para a observação com orientação de astrônomos amadores será de R$10 em solo e R$20 do alto da torre. Estudantes de universidade e escolas públicas não pagam. Moradores de Manaus têm desconto de meia-entrada. É necessário apresentar comprovante de renda e documento de identidade com foto.

Cuidados: Para quem quiser contemplar o eclipse algumas dicas são importantes. Nunca olhar diretamente, nem apontar binóculos ou telescópios na direção do sol. Isso pode danificar o equipamento, além de causar cegueira permanente. Óculos escuros também não são recomendados porque muitos não têm proteção contra raio ultravioleta. Para visualizar o eclipse o correto é utilizar o filtro de solda número 14 (que pode ser encontrado em casas especializadas de solda).

Artigo anteriorGoverno prorroga regime aduaneiro especial para setor petroleiro até 2040
Próximo artigoPesquisa DMP/Rede Tiradentes aponta vitória de Amazonino Mendes