Mandetta fala em tom de despedida e põe o cargo à disposição de Bolsonaro

Entrevista coletiva sobre os dados do coronaviíus dos ministros Paulo Guedes, Sergio Moro, Henrique Mandetta e Braga Neto, no Plácio do Planalto. Sérgio Lima/Poder360 31.03.2020

PODER 360 – O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deu entrevista a jornalistas na tarde desta 4ª feira (15.abr.2020) em tom de despedida. Em Brasília, a demissão dele pelo presidente Jair Bolsonaro é tida como questão de tempo.

O presidente quer que as pessoas deixem o isolamento social e voltem ao trabalho, e já minimizou a pandemia em rede nacional de TV. Mandetta defende o confinamento para conter o avanço da doença.

“Parece que eu sou contra o presidente ou o presidente é contra mim. Não. São visões diferentes sobre o mesmo problema”, disse Mandetta.

O ministro continuou: “Ele claramente externa que quer outro tipo de posição do ministério da Saúde. Eu, baseado em ciência, tenho esse caminho para oferecer. Fora desse caminho, tem que achar alternativas”. 

Bolsonaro e Mandetta estão há semanas com a relação abalada. O presidente chegou a dizer em público que ambos estavam se bicando. A situação ficou insustentável no domingo (12.abr), depois de Mandetta dar entrevista ao Fantástico (TV Globo) em que disse o seguinte:

Eu espero uma fala única, uma fala unificada. Porque isso leva ao brasileiro uma dubiedade. Ele não sabe se ele escuta o ministro da Saúde, se ele escuta o presidente, quem ele escuta

Também pesou o veículo ao qual o ministro deu entrevista. Jair Bolsonaro vive em conflito com a Globo, emissora que produz do Fantástico.

SUCESSÃO E RECADOS

Os recados de Mandetta sobre sua quase consumada saída do ministério começaram nos primeiros minutos da entrevista. Mais cedo, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, havia pedido demissão. Mandetta não aceitou, e confirmou toda a história publicamente.

Ao lado de Wanderson e do secretário-executivo João Gabbardo, o ministro disse o seguinte: “Entramos no ministério juntos, estamos no ministério juntos e sairemos do ministério juntos”.

Perguntado o motivo de querer deixar o cargo, Wanderson de Oliveira declarou:

“Estamos muito cansados. Eu não pedi demissão diretamente para o ministro, eu falei com minha equipe. Eu falei, vamos nos preparar para siar junto com o ministro Mandetta. Esse processo vem sendo discutido já há algumas semanas”. Ele não explicou o motivo do cansaço –neste momento, a entrevista foi encerrada.

“Seja lá quem o presidente colocar no ministério da Saúde, que ele confie e dê as condições para que ele possa trabalhar com base na ciência”, disse o ministro. Ele também diz que tem recebido contatos de possíveis sucessores. “Ligam pra mim para perguntar o que eu acho”, disse.

Um dos nomes citados como possíveis próximos ministros da Saúde é do atual secretário-executivo, João Gabbardo. Perguntado se aceitaria o cargo, disse que toparia participar da transição. “Não podemos interromper isso [o trabalho da pasta] nem por duas semanas, 3 semanas”, disse.

“Ano que vem completo 40 anos de ministério da saúde. Não vou jogar no lixo esse patrimônio. Se o presidente me indicar para uma nova equipe do ministério da Saúde, não vou abandonar o barco”, afirmou Gabbardo.

Outro dos cotados foi citado por Mandetta. Ele mencionou o nome do deputado Osmar Terra (MDB-RS) enquanto dizia que Bolsonaro não é o único que defende 1 relaxamento do isolamento social. “O deputado Osmar Terra, todo dia ele fala”.

Terra e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, foram ouvidos falando sobre uma demissão de Mandetta. Onyx disse ao deputado que, no lugar de Bolsonaro, já teria “cortado a cabeça” do ministro. A notícia foi divulgada emissora CNN Brasil em 9 de abril.

O ministro da Saúde também falou sobre as estimativas de alastramento da doença. Os números oficiais atuais não são tão altos como muitas das projeções feitas nas últimas semanas. Essa divergência é usada por bolsonaristas para minimizar a pandemia.

“Nós não somos astrólogos, não fazemos previsões. Pegamos as informações e olhamos. Acho que conseguimos pegar aquela curva enorme e conseguimos abrandá-la”, disse Mandetta.

Neta 4ª (15.abr.2020), o ministério divulgou os números confirmados de casos de covid-19 e mortes pela doença no Brasil até agora. Foram 1.736 óbitos e 28.320 casos.

Olavo de Carvalho, ideólogo do número duro do bolsonarista e com influência sobre os filho do presidente, foi astrólogo no passado. Ele já foi mencionado pelo nome da profissão por adversários em momentos de atrito no passado.

Mandetta também falou sobre a cloroquina, remédio defendido por Jair Bolsonaro como possível cura da covid-19. Ele destacou os efeitos colaterais da droga, principalmente sobre o coração dos pacientes. Ele diz que a administração não é proibida, mas que é perigoso tomar sem estar em 1 hospital com os sinais vitais monitorados.

“Quando se dá cloroquina para pessoas de 60, 70, 80 anos são as pessoas que mais podem ter arritmias e mais podem morrer de cloroquina”, disse Mandetta. As idades citadas são uma referência aos grupos de risco, mais sucetíveis a morrer por causa da covid-19.

Ele ainda elogiou as sociedades de São Paulo e do Rio de Janeiro, governadas pelos adversários de Jair Bolsonaro João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ). Ambos são defensores do isolamento social, e entrarem em rota de colisão com o presidente durante a pandemia.

“A sociedade está fazendo a parte dela, corretamente. Sociedade paulista fazendo a parte dela corretamente, carioca”. Mandetta ressalvou, porém, que a população desses locais está relaxando o isolamento social paulatinamente, e que isso irá aumentar a velocidade do contágio pelo coronavírus.

Artigo anteriorPrefeitura de Parintins promove teste do pezinho domiciliarmente
Próximo artigoMorre o escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos