Manuela D’Ávila vê “machismo de esquerda” em chamar Guedes de “tchutchuca”: “Piada ridícula”

Candidata a vice-presidente na chapa encabeçada em 2018 por Fernando Haddad (PT), a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) reprovou a provocação feita pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, durante audiência para debater a reforma da Previdência na Câmara na última quarta-feira (3). Para Manuela, a piada não tem graça, associa as mulheres à fragilidade e revela um “machismo de esquerda”.  O comentário dela, feito no Instagram, provocou polêmica entre seus seguidores. Veja o post:

Frente a frente com o ministro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Zeca disse que Guedes era “tigrão” com os aposentados, idosos de baixa renda e agricultores, mas “tchutchuca” com os privilegiados do Brasil. “Tchutchuca é a mãe, é a avó”, reagiu o ministro da Economia. O bate-boca continuou e o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), encerrou a audiência.

O comentário de Manuela provocou uma clara divisão entre seus seguidores. Nem todos concordaram com o ponto de vista da deputada, conhecida por abraçar a causa feminista. Houve quem a parabenizasse, mas também quem considerasse que o petista não tenha se referido ao ministro como “menina”.

“Sou de esquerda, tenho o máximo respeito pela pauta identitária, inclusive apoio com unhas e dentes, mas não penso que se referir a Guedes como tchutchuca seja motivo para atingir as mulheres. O sentido empregado na frase formada pelo Deputado Zeca Dirceu se refere a fraqueza e subserviência de Guedes quando o assunto é combater a classe privilegiada. Levar o termo colocado pelo Deputado Zeca para outra seara é totalmente desnecessário, inaplicável e foge do debate principal”, escreveu uma seguidora.

Outra fez coro à crítica de Manuela:

“Sobre o episódio ridículo de ‘tigrão e tchutchuca’ na política brasileira:
O debate público só vai evoluir para uma coisa séria quando as mulheres forem qualitativa e quantitativamente representadas no cenário político nacional.  O patriarcado é violento, é desrespeitoso, é irresponsável e é chulo. E ele existe do lado direito e do lado esquerdo. A política nacional é dominada, há séculos, por púberes tardios. Lamentável. E vergonhoso.”

Veja a discussão entre Zeca Dirceu e Paulo Guedes:

>> Ação quer que TV Cultura se desculpe por “machismo” contra Manuela D’Ávila

Artigo anterior“Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar”, declara Bolsonaro
Próximo artigoReceita abre na segunda consulta a lote da malha fina do IR