
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi convocada para comparecer à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para fornecer esclarecimentos. O pedido foi formalizado através de um requerimento de convocação apresentado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). A sessão, cuja data ainda será agendada, surge em um momento de tensão entre o setor agropecuário e o governo.
Os atritos ganharam força após a expressão de descontentamento por parte da Frente Parlamentar da Agropecuária, também conhecida como “bancada do agro”, em relação aos vetos presidenciais aplicados ao marco temporal para demarcação de terras indígenas. A convocação de Marina Silva ocorre também no contexto das contestações ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, onde uma das questões foi interpretada como uma crítica à “lógica do agronegócio”.
Enquanto isso, o vice-líder da oposição, Evair Vieira de Melo (PP-ES), tem se mobilizado para convocar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para prestar depoimentos nas Comissões de Agricultura e de Fiscalização Financeira e Controle. (Com informações de O Estado de S. Paulo).