Maternidade Balbina Mestrinho completa 60 anos de história

Referência em atendimento hospitalar para gestantes de alto risco, a Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completa hoje (14/05) 60 anos de existência. Mais antiga do estado, a unidade atua em casos de média e alta complexidade com as especialidades de obstetrícia e neonatologia.

A diretora da maternidade, Rafaela Faria, ressaltou que o parto é um momento único na vida de uma mãe e, a cada bebê que nasce, forma-se uma nova família.

“A maternidade é um momento único na vida de toda mulher que planeja ter um filho ao longo da vida, e nós temos a oportunidade de oferecer para ela uma gama de serviços. Atualmente essa mulher pode escolher a modalidade de parto que deseja ter. É muito gratificante, pois a cada bebê que nasce na maternidade, é uma nova família que se forma”, disse.

Para Rafaela, é uma honra fazer parte da história não só da maternidade, mas de todos os que já passaram por ela. “Eu me sinto extremamente honrada, pois sei que estou podendo dar o meu melhor para que a Balbina possa passar por este ciclo histórico em constante evolução. Foram muitos reconhecimentos e estamos muito felizes em poder prestar os serviços para a mulher amazonense”, afirmou.

A gerente administrativa Ana Ingrid Calderon nasceu na Balbina Mestrinho e hoje faz parte do quadro de servidores da unidade. Ana comentou que trabalhar onde nasceu é um privilégio, e relembra os momentos que viveu em encontro com o local.

“Tenho o sentimento de gratidão em ter nascido e em ter começado a minha vida no local onde hoje conquisto meu marco profissional. Lembro de quando eu era criança e passava pela frente da maternidade, e meus pais falavam que era onde eu havia nascido. Hoje nós observamos o quanto a unidade se modernizou, e fazer parte desta geração é uma honra, pois hoje estou envolvida, e poucas pessoas possuem esse privilégio de trabalhar onde tudo começou”, relatou.

Na quarta-feira (12/05), às 0h19, Talita Pantoja deu à luz o pequeno Tayler Matheus. A mãe afirmou que o tratamento da equipe da CPNI foi excelente, recebendo todo o suporte no trabalho de parto.

“Eu me senti acolhida por toda a equipe e recebi todo o suporte no trabalho de parto que fez toda a diferença para mim e para o meu bebê. Estou encantada com a maternidade e super-recomendo para as futuras mamães. Eu, meu esposo e nosso bebê agradecemos todo o apoio e ficamos felizes em fazer parte da história da Balbina Mestrinho. A infraestrutura do local é impecável, sem dúvidas o melhor lugar para ter um bebê”, enfatizou.

Histórico – No ano de 1961, era inaugurada a Maternidade Balbina Mestrinho, mais precisamente no dia 14 de maio. A unidade ficou conhecida por seis anos com este nome, mas em 1967 houve a substituição para Maternidade “Ana Nery”, nome este que homenageou a primeira enfermeira brasileira da época.

Em 1991, a unidade foi desativada, passando a realizar os serviços nas dependências do Hospital Adriano Jorge, onde permaneceu até 1994, recebendo o nome de Maternidade Maria José Frota. No mesmo ano, a unidade foi reinaugurada e, com isso, houve a retomada do nome dado de início, que permanece até os dias atuais.

Ampliação – Em março deste ano, a Maternidade ganhou uma nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O objetivo foi a ampliação do número de leitos que fazem parte da reestruturação da rede materno-infantil do Estado, por meio do projeto “Renasce Amazonas – Maternidades”, contemplada por meio do Programa Saúde Amazonas.

Artigo anteriorPolícia militar detém homem com tornozeleira eletrônica portanto arma de fogo no centro de Manaus
Próximo artigoGoverno do Amazonas dá ordem de serviço para reforma da Policlínica Codajás, na capital