Matrículas para novos alunos iniciam neste domingo

A partir de meia-noite deste domingo, 17, as secretarias Municipal de Educação (Semed) e Estado de Educação (Seduc) iniciarão o período de matrículas para novos alunos da rede pública de ensino de Manaus, por meio do site matriculas.am.gov.br. Serão ofertadas mais de 130 mil vagas, das quais 58 mil são da rede municipal de ensino, que atende da Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 Os pais ou responsáveis deverão acessar o portal, preencher o formulário e reservar a vaga on-line. Após essa fase, o responsável terá 48h para ir até a escola onde conseguiu a vaga do aluno com os documentos necessários, que são originais e cópias da certidão de nascimento; carteira de vacinação (conforme a Lei); comprovante de escolaridade (que é a declaração ou transferência do aluno); comprovante de residência e duas fotos 3×4.

  De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz de Carvalho, a previsão era, inicialmente, disponibilizar 42 mil novas vagas, porém, o número saltou para 58 mil por conta da otimização de espaços das unidades de ensino e a reativação de uma escola na zona Oeste.

Atendimento presencial

 Para os pais que não têm acesso à internet, foi montado um cronograma de atendimento presencial. Nesses casos, a matrícula poderá ser feita em uma das mais de 700 escolas municipais ou estaduais. A partir de segunda-feira, 18, o atendimento será para a Educação Infantil; na terça-feira, 19, para vagas de 1º ao 5º do Ensino Fundamental e EJA 1º segmento; na quarta-feira, 20, será a vez do 6º ao 9º ano e EJA 2º segmento e no dia 21, para o Ensino Médio e EJA Médio. Todos esses atendimentos se estenderão até a sexta-feira, 22.

 

Balanço de matrículas

 A rede municipal de ensino tem uma estimativa de atendimento de 231.531 mil alunos para este ano, número 1,26% superior ao do ano passado, que foi de aproximadamente 228 mil. A capacidade da rede, no entanto, comporta receber 248 mil estudantes. Deste montante, já foram confirmadas até a última quinta-feira, 14, o total de 173.870 alunos rematriculados na rede municipal de ensino.

 Para atender este crescimento no número de estudantes, a Semed publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 5 de janeiro, a convocação de 366 novos servidores entre professores e técnicos administrativos, para atuarem nas escolas municipais. Os mesmos estão em fase de entrega de documentação para tomar posse e assumir os cargos até o início de fevereiro. Todos deverão estar lotados até o dia 11 de fevereiro, quando começará o ano letivo da rede municipal de ensino.

Artigo anteriorEm São Sebastião do Uatumã, ex-vereador agride namorada a socos
Próximo artigoCaso de um bebê com microcefalia é descartado em Manaus