Médica convocada para inauguração do hospital Nilton Lins diz que ficou chocada: “um vazio, não tem nada pronto”

“Gente, Tô arrasada. Fiquem em casa e se protejam”!

O desabafo, o espanto, a preocupação são de um médica depois de viver, como ela diz, uma cena surreal e muito triste no Hospital de Retaguarda Nilton Lins, inaugurado na manhã chuvosa deste sábado, 18, pelo governador Wilson Lima.

O nome da médica e o hospital que trabalha não vamos falar, mas logo todos saberão, é quase certo.

Convocada para comparecer à solenidade de inauguração do hospital   – aquele contratado por mais de R$ 2 milhões pelo prazo de três meses, pelo governo do estado – a médica relata para um grupo de médicos que encontrou no local um enorme vazio, em vez de um hospital pronto para atender pacientes do covid-19.

“Não tem nada pronto”, escreveu espantada. “Está tudo vazio, sem respirador, sem equipamento, sem nada”, completa estupefata a médica, que diz, ainda, “estamos entregues a própria sorte.

A surpresa que deixou a médica em “estado de choque” não para por aí.

Já no hospital, juntamente com muitos outros médicos e  profissionais da saúde, ela comenta horrorizada que “do nada” apareceu o governador – isso mesmo, o Wilson Lima – seguido de um frenético batalhão de fotógrafos, cinegrafistas, além de uma baita comitiva seguindo o cortejo.

“Penso que fomos convocados, hoje, para aparecer no vídeo, fazer volume. Depois de tantos anos de corrupção, roubo e descaso com a saúde, nos trazem pra testemunhar esse momento em que Manaus figura com cidade vergonha nacional”.

Bipaps não servem para pacientes graves

Médico intensivista com mais de uma década de contínuo trabalho dedicado  a salvar vidas nas Unidades de Tratamento Intensivo de Manaus (UTI’s)  compareceu, também, à “inauguração” do Hospital de Retaguarda Nilton Lins.

Não menos surpreso do que a sua colega, que ficou “arrasada” com o que presenciou naquele hospital, ele disse que os respiradores do tipo Bipaps que, supostamente, serão usados na UTI do hospital Nilton Lins, não vão servir para pacientes graves.

Esse tipo de aparelho, segundo o intensivista, é de uso domiciliar e  na hipótese de ser usado em pacientes com 75% do pulmão comprometido vai matar.

“Não vão servir para paciente grave. Para Pacientes com insuficiência respiratória leve, que não precisa ser entubado, pode até ser usado. Mas se precisar de entubação esses respiradores não servem para nada”, destacou.

40 leitos de UTI ocupados no 28 de Agosto

Um terceiro médico, que também não vamos citar o nome,  declarou que dos 40 leitos de UTI disponíveis no Pronto-Socorro 28 de Agosto estão ocupados por 39 paciente com covid-19. Um único restante, segundo ele, logo será usado por um outro paciente grave com o mesmo problema.

“Quero saber onde o governador vai colocar tantos pacientes entubados. Era com isso que ele (o governador) deveria estar preocupado e não com pacientes não graves. Onde ele vai colocar esses pacientes? Vai morrer um monte”.

 

Vereador fala dos BIPAPS e denuncia suposta negociata (VEJA)

 

Valor equipamentos supostamente superfaturados e pagos pelo governo

 

Valor de mercado dos equipamentos

*Última atualizada às 22h43

Artigo anteriorSecretária de Saúde tenta driblar convocação da Aleam e justiça nega habeas corpus proposto pela PGE
Próximo artigoBrasil tem 2.917 novos casos de covid-19 e 206 mortes nas últimas 24 horas