A Praça Tenreiro Aranha recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, os seis oitizeiros transplantados da Praça Adalberto Vale. Os dois logradouros, juntamente com a Praça da Matriz, são contemplados pelo Programa PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, para receber projetos de revitalização e requalificação.
A operação de transplante ocorreu ao longo de toda a manhã, com a participação de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
As árvores transplantadas tinham entre três e quatro metros de altura e estavam há aproximadamente dez anos plantadas na Adalberto Valle. O gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, que coordenou o transplantio, explica que as árvores não se desenvolveram de forma satisfatória em razão das péssimas condições em que se encontravam.
Os oitizeiros foram transplantados para pontos estratégicos da praça, onde poderão crescer com suas copas frondosas e serem submetidos ao trabalho de manejo sem problemas e distantes da fiação elétrica.